Descrição

A Política Nacional de Resíduos Sólidos prevê que o gerador é o responsável pela destinação correta dos resíduos. A regra vale, por exemplo, para restos de materiais da construção civil e podas. 
O cidadão deve contratar uma empresa de Caixa Estacionária ou levar pessoalmente a um local apropriado os entulhos gerados em sua obra. Estas empresas mantêm acordo com a Prefeitura para despejar entulhos nos locais adequados.
 

Lista de Empresas Transportadoras licenciadas
Certificado de Transporte de Resíduos da Construção Civil
Termo de Cooperação dos Resíduos da Construção Civil


Multas - Ao contratar um transporte para levar o entulho, o cidadão deve ficar atento, pois se o descarte for feito de forma ilegal, tanto quem transportou, quanto quem contratou pode ser multado. Os entulhos descartados em locais indevidos prejudicam a rede de drenagem, contribuindo para os alagamentos na cidade. Além disso, o descarte ilegal favorece a proliferação de insetos e roedores.
 
A Fiscalização em Vila Velha foi intensificada. Se o morador identificar o descarte ilegal de lixo e entulho pode efetuar a denúncia na Coordenação de Fiscalização de Posturas, nos telefones 3369-9460 e 3369-9941. O morador que fizer a denúncia não será identificado. Pode também ligar para a Ouvidoria Municipal: 0800 283 90 59

A Coordenação de Resíduos Sólidos funciona na sede da Prefeitura, na Avenida Santa Leopoldina, nº 840 - Coqueiral de Itaparica, ao lado da Faculdade Novo Milênio.
 

Cata - Móveis

Armários, geladeiras, sofás, cadeiras, rádio, televisão e outros utensílios domésticos são recolhidos pelo serviço Cata-móveis. O serviço foi criado no final de 2013, é gratuito e atende a todos os bairros.

Serviço - O Cata-móveis deve ser solicitado na Ouvidoria Municipal, por meio do telefone 0800 2839059. Ao realizar o pedido, será agendado um dia e um horário para o recolhimento. Os objetos, por sua vez, são encaminhados para o Instituto Eu Tenho Um Sonho, para serem doados às famílias que realmente precisam. Já os inservíveis serão levados para a Associação de Catadores ou para o aterro sanitário.

Telefone - Além do telefone da Ouvidoria 0800 283 9059, o Cata-Móveis também pode ser solicitado pelo site http://ouvidoria.vilavelha.es.gov.br.

Dúvidas frequentes e respostas


1. A equipe do Cata-móveis pode entrar nas residências para efetuar o recolhimento?
Os funcionários do veículo de recolhimento do Cata-móveis - por determinação da empresa prestadora de serviços à PMVV - não poderão entrar nas residências nem nas dependências dos condomínios, tais como apartamentos, elevadores, corredores, escadas etc. O material que está na casa do morador deverá ficar em local de fácil acesso, próximo ao portão da rua. No caso de edifícios, o material deverá estar na portaria ou em outro local no térreo, como em garagens.

2. Posso disponibilizar os objetos na rua?
Não. O material deverá ser colocado para recolhimento apenas na propriedade do morador, num local de fácil acesso, próximo ao portão. Se a equipe do Cata-móveis decidir, em alguma ocorrência, que há a necessidade do material ficar na rua, o morador deverá aguardar junto a este material até a chegada do Cata-móveis, no horário agendado, a fim de evitar penalidades como multas, pela fiscalização de limpeza pública.

3. É possível fazer o recolhimento em locais de difícil acesso?
Em locais como escadarias, becos e travessas, o solicitante deverá disponibilizar os objetos em locais onde o caminhão do Cata-móveis possa chegar. Sendo necessário que o morador aguarde junto a este material até a chegada da equipe no horário agendado.

4. O Cata-móveis só recolhe móveis e eletrodomésticos em boas condições?
Não. O serviço recolhe objetos domésticos em qualquer estado de conservação, desde que se encontrem resguardados do tempo e não estejam disponibilizados junto a outros tipos de resíduos, como lixo úmido, podas de árvores e entulhos, entre outros.