Subsecretaria

Subsecretaria de Atenção Primária a Saúde

Descrição

GERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA - GAF

A Assistência Farmacêutica é compreendida como um conjunto de ações voltadas à promoção, prevenção e recuperação da saúde, que tem o medicamento como insumo essencial e visa sua seleção, aquisição, programação e distribuição.

A Assistência Farmacêutica promove apoio técnico aos farmacêuticos e auxiliares de farmácia responsáveis pelos serviços desenvolvidos no almoxarifado da saúde e nas farmácias localizadas nas Unidades de Saúde, Hospital Municipal de Cobilândia, Pronto Atendimento de Cobilândia, Centro Municipal de Atenção Secundária (CEMAS), Centro de Testagem e Aconselhamento e Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas (Caps/AD). Também, garante o abastecimento do município com medicamentos destinados ao atendimento dos problemas de saúde que mais acometem a população. E ainda, promove o desenvolvimento das atividades do profissional farmacêutico direcionadas ao cuidado da população atendida, à promoção de saúde e prevenção de doenças, à humanização do atendimento, à qualidade de vida da população e ao uso racional de medicamentos.

GERÊNCIA

Telefones: 3388-4334

VIGILÂNCIA EM SAÚDE DE VILA VELHA

Historicamente a vigilância pode ser considerada como a área da saúde pública/coletiva que atua diretamente sobre os determinantes socioambientais da saúde e o modelo de desenvolvimento do país.

É uma importante área da Saúde Pública e compreende, entre outras, as ações de Vigilância Epidemiológica, Sanitária, em Saúde Ambiental e em Saúde do(a) Trabalhador(a) (BRASIL, 2013).

As ações de Vigilância em Saúde buscam ampliar o conhecimento sobre os eventos relacionados à saúde do município (realidades sanitárias, epidemiológicas, demográficas, políticas econômicas, sociais e culturais) a fim de nortear as políticas de saúde municipais e contribuir para a tomada de decisão sobre as intervenções necessárias que garantam a proteção e promoção da saúde da população, a prevenção e controle de riscos, agravos e doenças (BRASIL, 2013).

GERÊNCIA

 

Telefones: 3388-4185, 3388-4186 e 3388-4172

Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 09 às 18 horas

VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA (VE)

Características do serviço: Vigilância sistemática e contínua de doença e agravos através de coleta, processamento e analise de dados, implementação de medidas e recomendações de controle apropriado , divulgação de dados que subsidiam, o plano municipal de saúde abarcando a programação de medidas de controle de doenças e de situações de agravos à saúde da população, em síntese, informação para ação.

 

Atividades:
  1. Vigilância e Monitoramento de:
  2. Doenças e Agravos Não Transmissíveis: compreendendo as seguintes áreas técnicas: Violência; intoxicação exógena;
  3. Doenças Transmissíveis: compreendendo as seguintes áreas técnicas: IST/Aids; Hepatites virais; Hanseníase; Tuberculose; Tracoma;
  4. Doenças de transmissão hídrica e alimentar (DTHA): Botulismo; febre tifoide, cólera, Doenças diarreicas aguda (DDA) surtos de doenças de transmissão hídrica e alimentar;
  5. Doenças transmitidas por vetores/ animais peçonhentos/sinantrópicos: compreendendo as seguintes áreas técnicas: Dengue/Chikungunya; Zika Raiva; Leishmanioses; Leptospirose, Malária, Chagas, Febre Maculosa; Esquistossomose; Animais Peçonhentos; Esporotricose;
  6. Doenças Imunopreveníveis e Exantemática: compreendendo as seguintes áreas técnicas: Meningites; Coqueluche; Tétano; Sarampo; Rubéola; Caxumba; Varicela; Poliomielite, COVID 19.
  7. Programa Municipal de Imunização /Rede de Frio;
  8. Programa Municipal de Controle de Hanseníase;
  9. Programa Municipal de Controle de Tuberculose;
  10. Programa de Profilaxia da Raiva Humana;
  11. Núcleo de sistema de informação: Alimentação, monitoramento, investigação e emissão de relatório de dados compreendendo os sistemas: ESUS VS, SINASC, SINAN, SIM, SIVEP gripe e vigilância de óbito materno e infantil e mulher em idade fértil. Cadastro e treinamento de usuários para acesso aos sistemas GAL/LACEN e ESUS VS;
  12. Bloqueio diante de suspeição de casos de doenças imunoprevenivéis, conforme protocolo do Ministério da Saúde;
  13. Participação na Educação Permanente dos profissionais de saúde municipal e rede privada em assuntos relacionados à Vigilância Epidemiológica;
  14. Busca ativa de doenças e agravos em estabelecimentos de saúde no Município.

 

 

COORDENAÇÃO

Telefones: 99248-8508

Email: vigilância.epidemiologica@vilavelha.es.gov.br

Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, no período de 7 às 19 horas.

Finais de semana e feriados: em regime de plantão, no período de 7 às 19 horas.

VIGILÂNCIA EM SAÚDE DO TRABALHADOR (VISAT)

Vigilância em Saúde do Trabalhador (VISAT) é um componente do Sistema Nacional de Vigilância em Saúde, como definido na Portaria GM/MS nº 3252 de dezembro de 2009, e de acordo com A Política Nacional da Trabalhadora e do Trabalhador (PNSTT) destaca que as ações de vigilância visam “à promoção e à proteção da saúde de trabalhadoras(es) e à redução da morbimortalidade decorrente dos modelos de desenvolvimento e dos processos produtivos” (BRASIL, 2012).

A Visat articula-se com a rede assistencial e com os demais componentes da Vigilância em Saúde: Epidemiológica, Sanitária e em Saúde Ambiental, além de manter estreita relação com o Núcleo Especial de Vigilância em saúde do Trabalhador – NEVISAT e com os Centros Estaduais de Referência em Saúde do Trabalhador – CEREST/ES. Objetiva a transformação dos processos de trabalho, no sentido de torná-los promotores de saúde, e não de adoecimento e morte, além de garantir a atenção integral à saúde das(os) trabalhadoras(es), levando em conta sua inserção nos processos produtivos.

Os serviços de saúde devem realizar a notificação compulsória dos agravos e acidentes relacionados ao trabalho, de acordo com as portarias abaixo:

Portaria MS nº 1.271/2014 – Lista de agravos/doenças/eventos de notificação compulsória em todo território nacional:

  1. Acidente de trabalho com exposição a material biológico;
  2. Acidente de trabalho: grave, fatal e em crianças e adolescentes
  3. Intoxicação Exógena (por substâncias químicas, incluindo agrotóxicos, gases tóxicos e metais pesados);
  4. Câncer relacionado ao trabalho;
  5. Dermatoses ocupacionais;
  6. Lesões por Esforços Repetitivos/Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho LER/DORT);
  7. Perda Auditiva Induzida por Ruído - PAIR relacionada ao trabalho;
  8. Pneumoconioses relacionadas ao trabalho;
  9. Transtornos mentais relacionados ao trabalho.

Portaria Estadual nº 115-R/2022 – Passam a ser considerados de notificação semanal, em todos os estabelecimentos de saúde do Espírito Santo:

  1. Acidentes de Transporte Terrestre;
  2. Câncer relacionado ao trabalho;
  3. Dermatoses ocupacionais;
  4. Lesões por Esforços Repetitivos/Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (LER/DORT);
  5. Perda Auditiva Induzida por Ruído (PAIR) relacionados ao trabalho;
  6. Pneumoconioses relacionadas ao trabalho;
  7. Transtornos mentais relacionados ao trabalho;
  8. Distúrbio de Voz Relacionado ao Trabalho (DVRT).

COORDENAÇÃO

Telefone: 3388-4185, 3388-4186 e 3388-4172

Email: vigilância.epidemiologica@vilavelha.es.gov.br

Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira das 09 às 18 horas.

VIGILÂNCIA SANITÁRIA

A Vigilância Sanitária se define por um conjunto de ações capaz de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde e de intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, da produção e circulação de bens e da prestação de serviços de interesse da saúde, abrangendo:

I - o controle de bens de consumo que, direta ou indiretamente, se relacionem com a saúde, compreendidas todas as etapas e processos, da produção ao consumo; e
II - o controle da prestação de serviços que se relacionam direta ou indiretamente com a saúde.
Principais Atribuições:
  • Licenciamento Sanitário;
  • Fiscalização de atividades econômicas de interesse sanitário;
  • Atendimento à denúncias;
  • Ações educativas para o setor produtivo e população em geral;
  • Ações conjuntas com órgãos afins.

  • Do Exercício do Poder de Polícia Administrativo

    Com poder de polícia administrativo exclusivo do Estado, a Vigilância Sanitária Municipal realiza o controle sanitário do território de Vila Velha utilizando instrumentos de fiscalização (notificações, autos de infração, auto de apreensão e auto de interdição), afim de manter os interesses coletivos, visando à proteção da saúde humana.

    Áreas de Atuação
  • Área de Alimentos (Bares, restaurantes, peixarias, açougues, supermercados, indústrias, etc
  • Área de Serviços de Saúde – (Consultórios e clínicas médicas e odontológicas, laboratórios, etc.);
  • Área Medicamentos - (Farmácias, drogarias, perfumarias, transportadoras e armazenadoras de medicamentos, cosméticos e saneantes, etc.);
  • Área de Interesse à Saúde – (Escolas, motéis, hotéis, instituições de longa permanência de idosos, óticas, salões de beleza, clínicas de estética, etc.).

  • Solicitação de Licenciamento Sanitário
    Pessoa Jurídica:
    A licença sanitária deve ser requerida no protocolo virtual disponível no site da Prefeitura de Vila Velha, no endereço eletrônico: Acessar Protocolo Virtual.
    O requerimento a ser utilizado é obtido pelo preenchimento do formulário eletrônico disponível no endereço: Acessar Alvará Sanitário.
    O processo deve ser aberto em nome da empresa interessada, utilizando o assunto SEMSA>LICENCIAMENTO SANITÁRIO - PESSOA JURÍDICA.
    Pessoa Física:
    A licença sanitária deve ser requerida diretamente no protocolo virtual disponível no site da Prefeitura de Vila Velha, no endereço eletrônico: Acessar Protocolo Virtual.
    O processo deve ser aberto em nome da pessoa interessada, utilizando o assunto SEMSA>LICENCIAMENTO SANITÁRIO - PESSOA FÍSICA.
    Mais informações sobre o licenciamento sanitário acesse: Acessar Licenciamento Sanitário.

    DENÚNCIAS

    As denúncias devem ser feitas pelo telefone 162 ou pelo site da Prefeitura (Ouvidoria).

    COORDENAÇÃO

    Telefone: 3388-4187

    VIGILÂNCIA AMBIENTAL

    A Vigilância Ambiental em Saúde é um conjunto de ações que proporciona o conhecimento e a detecção de qualquer mudança nos fatores determinantes e condicionantes do meio ambiente que interferem na saúde humana, com a finalidade de identificar as medidas de prevenção e controle dos fatores de risco ambientais relacionados às doenças ou outros agravos à saúde.

    Os colaboradores que formam a Vigilância Ambiental de Vila Velha são divididos em equipes:

  • Visitas domiciliares para o controle das arboviroses;
  • Controle de mosquitos em Pontos Estratégicos (PE) -cemitérios, borracharias, ferros-velhos, etc;
  • Bloqueio de casos suspeitos de dengue, zika e chikungunya com Ultra Baixo Volume (UBV leve);
  • Reconhecimento Geográfico (RG) – mapeamento das localidades e atualização do número de imóveis;
  • Controle Legal – atendimento de denúncias via ouvidoria – 162;
  • Programa de Educação em Saúde e Mobilização Social – palestras sobre os animais sinantrópicos e doenças zoonóticas;
  • Vigiágua – monitoramento da qualidade da água da Cesan e poços artesianos em área rural;
  • Vigisolo – monitoramento de solos contaminados ou potencialmente contaminadas por produtos químicos;
  • Unidade de entomologia e malacologia – pesquisa e identificação de vetores, hospedeiros e animais sinantrópicos relevantes para saúde pública;
  • Fumacê – controle do mosquito adulto. A rota diária do fumacê pode ser acompanhado pelo site da prefeitura;
  • Controle larval – controle de larvas de mosquitos nos canais, valas, valões, bueiros, charcos, valetas e demais criadouros de mosquito.

COORDENAÇÃO

Endereço: Rua Castelo Branco, nº 1803, Centro – Vila Velha.

Telefones: 3388-4300 e 3389-5568 (laboratório de entomologia e malacologia)

Horário de Atendimento: De segunda a sexta-feira, das 07:30 às 17:30 horas.

UNIDADE DE VIGILÂNCIA ZOONOSES - UVZ

A Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ) tem como objetivo geral a prevenção, o combate e o controle de doenças zoonóticas de interesse para a Saúde Pública, pelo manejo e controle das populações animais, visando à profilaxia das zoonoses e doenças transmitidas por vetores, como também dos consequentes agravos e incômodos.

O QUE SÃO ZOONOSES?

Doenças zoonóticas são doenças infecciosas transmissíveis, sob condições naturais, de animais para os homens e vice-versa, como por exemplos, raiva, leptospirose, hantavirose, leishmaniose visceral, esporotricose, doença de Lyme, febre Amarela, toxoplasmose, febre maculosa, dengue entre outros.

PROGRAMAS PROMOVIDOS PELA UVZ

Profilaxia da Raiva

A Unidade de Vigilância de Zoonoses realiza medidas de prevenção e controle da Raiva Animal, impedindo assim o aparecimento de casos em animais e a transmissão para seres humanos. Possíveis zoonoses são raiva, leptospirose, leishmaniose visceral, toxoplasmose, esporotricose.

Objetivos Específicos:
  1. Campanha Anual de Vacinação Antirrábica Animal;
  2. Vacinação permanente contra a raiva de cães e gatos em posto fixo (UVZ);
  3. Observação clínica em domicílio de animais agressores suspeitos de raiva;
  4. Recolhimento seletivo, em suspeita de doenças zoonóticas, de animais em vias públicas (cães e gatos);
  5. Coleta e envio de amostras para exame de raiva preconizado pelo MS (0,2% da pop. canina);
  6. Recolhimento macacos e coleta de material para exame de febre amarela.

PROGRAMA DE PRAGAS URBANAS

São aqueles animais que se adaptaram a viver junto ao homem, a despeito da vontade deste. Destacamos aqueles que podem transmitir doenças, causar agravos à saúde do homem ou de outros animais, tais como: roedores, morcegos, carrapatos, pulgas, pombos, baratas, aranhas e escorpiões.

Dividimos o programa em duas frentes de trabalho:
  1. Controle de Roedores:
  2. O programa visa atender demanda de controle e combate de roedores, impedindo assim o aparecimento de doenças e agravos transmitidos por eles, como por exemplo, leptospirose, peste bubônica, hantavirose.
  3. Objetivos específicos:
  4. Controle e combate a população de roedores dos bairros através da desratização em vias públicas do município;
  5. Atender casos notificados suspeitos de leptospirose recebidos pelo setor;
  6. Levantamento de pontos críticos para combate de roedores;
  7. Realizar levantamento de índice de roedores nos bairros para avaliar impacto de tratamento;
  8. Atualizar o levantamento do número de bueiros, bocas de lobo e caixas de esgotos de cada bairro do município;
  9. Atender a todas as demandas vindas de ouvidoria solicitando a desratização da via pública.

  10. Animais Sinantrópicos:
  11. O programa visa atender demandas de animais Sinantrópicos, vetores bem como animais peçonhentos, que podem transmitir possíveis zoonoses.
  12. Objetivos Específicos:
  13. Monitorar infestação de caramujo africano (Achatina fulica);
  14. Vistoria e orientação em relação ao combate, prevenção e controle do caramujo africano;
  15. Vistoria e orientação em relação à prevenção e controle de pombos;
  16. Vistoria e orientação em relação à prevenção e controle de morcegos;
  17. Atender demandas de casos de acidentes provocados por animais peçonhentos (aranha, serpentes e escorpiões);
  18. Vistoria, orientação e combate (quando possível) de demandas solicitadas ao setor a respeito de carrapatos, pulgas e baratas.

COORDENAÇÃO

Telefones: 99235-0480

Horário de funcionamento: segunda a sexta feira, das 07 às 17 horas.

Horário de atendimento ao público: segundo a sexta-feira, das 08 às 16:30.

DEPARTAMENTO DE PROGRAMAS DE SAÚDE

Saúde da Mulher: O programa engloba todas as vertentes que envolvem a saúde da mulher, o que inclui também o acompanhamento pré-natal, ações de controle de câncer do colo do útero e mama, além de orientações e controle a Doenças sexualmente Transmissíveis (DSTs).

Saúde da Criança: Além de fazer o controle todas às ramificações que envolvem a Saúde da Criança, o programa também faz o acompanhamento de crianças diagnosticadas com microcefalia.

Serviço de Atenção Domiciliar ao Recém-Nascido (SAD-RN): Busca ativa e acompanhamento de bebês do município.

Serviço de Atenção Domiciliar (SAD): Oferece visitas continua em domicilio e acompanhamento de munícipes acamados.

Saúde da Pessoa com Deficiência: Em parceria com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), é feito o teste da orelhinha para a identificação de deficiência auditiva.

Programa Saúde na Escola (PSE): Oferece ações de saúde nas escolas do município.

Programa de Prevenção à Violência: Acolhimento e atendimento de mulheres, crianças e idosos vitimas de violência (sexual e doméstica).

Saúde do Homem, Idoso e Prisional: Que engloba todos os procedimentos que envolvem a saúde masculina, incluindo ações de controle de câncer de próstata e Infecções sexualmente Transmissíveis (ISTs).

Programa Antitabagismo: Grupos de apoio que auxiliam pessoas que desejam deixar o tabagismo. O programa também oferece medicamentos, adesivo e goma de mascar que ajudam no processo que tem duração de 3 meses.

Híperdia: Oferece ações que atuam no controle e prevenção da hipertensão e da diabetes.

Atenção a Melhor Infância (AMI): Atendimento em saúde nas escolas do município.

Bolsa Família: Controle do Bolsa Família, programa oferecido pelo Governo Federal, onde o munícipe que tem o direito ao beneficio faz o cadastro através do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).

Saúde de Ferro e Vitamina A: Programas que ajudam no combate a desnutrição.

Programa de Controle a Obesidade: Controle e conscientização sobre a obesidade através de palestras e orientações.

Programa de Controle ao Câncer: Oferece atendimento com relação ao câncer de mama, colo do útero e próstata.

Rede Cegonha: Acompanhamento, apoio, atendimento e orientação a mães e bebes do município.

 

COORDENAÇÃO

Telefone: 99309-3111

 

ATENÇÃO PRIMARIA EM SAÚDE (UNIDADES DE SAÚDE)

 
REGIÃO 1
UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE DIVINO ESPÍRITO SANTO
Endereço: Rua Feliz Guaitoline, nº 947, Divino Espírito Santo
Área de abrangência: Divino Espírito Santo, Itapuã e Praia da Costa
Telefone: 99235-7394 e 992347231
Horário de atendimento: De segunda a sexta-feira, das 07 às 19 horas.
UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE DE COQUEIRAL DE ITAPARICA
Endereço: Rua Itaibaia, s/nº, Coqueiral de Itaparica
Área de abrangência: Coqueiral Itaparica,Itaparica, Praia de Itaparica, Boa Vista, Boa Vista I e II, Parque das Gaivotas, Jockey de Itaparica, Vista da Penha, Residencial Coqueiral, Cocal e Santa Mônica.
Telefone: 99223-3114 e 99346-7143
Horário de atendimento: De segunda a sexta-feira, das 07 às 21 horas.
UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE DE JABURUNA
Endereço: Avenida Carlos Lindenberg, nº 330, ao lado do DPJ de Vila Velha, Jaburuna
Área de abrangência: Glória, Ilha dos Aires, Soteco, Jaburuna, Olaria, Centro e Cristóvão Colombo.
Telefone: 99223-6046 e 98901-2986
Horário de atendimento: De segunda a sexta-feira, das 07 às 19 horas.
UNIDADE DE CUIDADOS ESPECÍFICOS DA PRAINHA
Endereço: Rua Dom Jorge de Menezes, 1226, Prainha.
Área de abrangência: Região 1
Telefone: 99268-1649
Características dos serviços e horários de atendimento:
  • Saúde Bucal Básica – De segunda a sexta-feira, das 07 às 21 horas;
  • Programa de Hanseníase – De segunda a sexta-feira, das 07 às 17 horas;
  • Programa de Tuberculose – De segunda a sexta-feira, das 07 às 17 horas;
  • Programa Consultório na Rua – De segunda a sexta-feira, das 07 às 17 horas.
REGIÃO 2
UNIDADE DE ESTRATÉGIA DA SAÚDE DA FAMÍLIA ARAÇÁS
Endereço: Rua Montevideo s/n - Araçás
Área de abrangência: Araçás, Vila Guaranhuns, Jardim Guaranhuns, Guaranhuns, Nova Itaparica, Darly Santos e Pontal das Garças.
Telefone: 99231-6522
Horário de atendimento: De segunda a sexta-feira, das 07 às 21 horas.
UNIDADE DE ESTRATÉGIA DA SAÚDE DA FAMÍLIA IBES
Endereço: Praça Assis Chateubriand, s/n- Ibes
Área de abrangência: Ibes, Nossa Senhora da Penha, Jardim Guadalajara e Santa Inês.
Telefone: 99227-1275 e 98822-6056
Horário de atendimento: De segunda a sexta-feira, das 07 às 21 horas.
UNIDADE DE ESTRATÉGIA DA SAÚDE DA FAMÍLIA JARDIM COLORADO
Endereço: Rua da Saudade, s/n, Jardim Colorado
Área de abrangência: Jardim Colorado, Brisamar e Santos Dumont
Telefone: 99224-5157
Horário de atendimento: De segunda a sexta-feira, das 07 às 19 horas.
UNIDADE DE ESTRATÉGIA DA SAÚDE DA FAMÍLIA VILA NOVA
Endereço: Avenida A, s/n, Vila Nova, em frente a praça de Vila Nova
Área de abrangência: Vila Nova, Ilha dos Bentos, Jardim Asteca, Santa Mônica Popular, Novo México, Jardim São Paulo e Guadalupe.
Telefone: 99237-4122 e 99288-7982
Horário de atendimento: De segunda a sexta-feira, das 07 às 21 horas.
REGIÃO 3
UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE DE ATAÍDE
Endereço: Rua Onze (Colina), nº 5, Ataíde
Área de abrangência: Ataíde, Aribiri e Cavalieri.
Telefone: 99316-4474
Horário de atendimento: De segunda a sexta-feira, das 07 às 19 horas.
UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE DOM JOÃO BATISTA
Endereço: Rua Imperatriz Leopoldina , s/n , Dom João Batista
Área de abrangência: Dom João Batista e Bairro Garoto.
Telefone: 99825-1530
Horário de atendimento: De segunda a sexta-feira, das 07 às 17 horas.
UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE DE PAUL
Endereço: Rua Moscoso, nº 237, Paul
Área de abrangência: Paul, Argolas, Atalaia I, Atalaia II e Morro da Philips
Telefone: 99223-7683 e 992445279
Horário de atendimento: De segunda a sexta-feira, das 07 às 17 horas.
UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE SANTA RITA
Endereço: Rua Fernando Antônio de Silveira, s/n – Santa Rita
Área de abrangência: Alecrim, Santa Rita, Primeiro de Maio, Planalto, Zumbi dos Palmares e Industrial
Telefone: 99226-4392 e 99265-8308
Horário de atendimento: De segunda a sexta-feira, das 07 às 17 horas.
UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE VILA GARRIDO
Endereço: Rua São Sebastião Gaiba, s/n, Vila Garrido
Área de abrangência: Vila Garrido
Telefone: 99316-3844 e 992683930
Horário de atendimento: De segunda a sexta-feira, das 07 às 17 horas.
UNIDADE DE ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE DE VILA BATISTA
Endereço: Rua Leonardo, nº 76.
Área de abrangência: Vila Batista, Ilha das Flores, Ilha da Conceição e Pedra dos Búzios
Telefone: 99316-5549 e 992489766
Horário de atendimento: De segunda a sexta-feira, das 07 às 19 horas.
REGIÃO 4
UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE JARDIM MARILÂNDIA
Endereço: Avenida Sobreiro, s/n – Jardim Marilândia.
Área de abrangência: Jardim Marilândia, Cobilândia, Nova América, Rio Marinho, Alvorada, Ipessa e Vasco da Gama.
Telefone: 99225-8157 e 99201-2653
Horário de atendimento: De segunda a sexta-feira, das 07 às 19 horas.
UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE SÃO TORQUATO
Endereço: Rua Pastor José Abraão, nº 23, Argolas – Vila Velha.
Área de abrangência: São Torquato, Cobi de Baixo, Cobi de Cima, Chácara do Conde, Morro de Boa Vista e Sagrada Família.
Telefone: 99226-7531 e 99245-3288
Horário de atendimento: De segunda a sexta-feira, das 07 às 19 horas.
UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE VALE ENCANTADO
Endereço: Avenida São Gabriel da Palha, s/n, Vale Encantado
Área de abrangência: Vale Encantado, Santa Clara e Jardim do Vale.
Telefone: 99233-8129 e 99228-4829
Horário de atendimento: De segunda a sexta-feira, das 07 às 17 horas.
REGIÃO 5
UNIDADE DE ESTRATÉGIA DA SAÚDE DA FAMÍLIA BARRA DO JUCU
Endereço: Rua Vasco Coutinho, s/n – antiga casa de cultura.
Área de abrangência: Riviera da Barra, Barra do Jucu, Itapuera da Barra, Santa Paula I e Santa Paula II.
Telefone: 99228-9504 e 992693779
Horário de atendimento: De segunda a sexta-feira, das 07 às 19 horas.
UNIDADE DE ESTRATÉGIA DA SAÚDE DA FAMÍLIA BARRAMARES
Endereço: Avenida Califórnia, s/n, Barramares
Área de abrangência: Barramares, Cidade da Barra, Portal da Barra, Mangal e Cidade de Deus
Telefone: 98826-9258
Horário de atendimento: De segunda a sexta-feira, das 07 às 21 horas.
UNIDADE DE ESTRATÉGIA DA SAÚDE DA FAMÍLIA PONTA FRUTA
Endereço: Rua Carolina Cardoso, s/n, Ponta da Fruta
Área de abrangência: Ponta da Fruta, Nova Ponta da Fruta, Balneário Ponta Fruta, Morro Lagoa, Retiro Congo, Interlagos, Morada Sol, Córrego Sete, Itanhangá e Atlântico II.
Telefone: 99312-8617 e 99243-8765
Horário de atendimento: De segunda a sexta-feira, das 07 às 17 horas.
UNIDADE DE ESTRATÉGIA DA SAÚDE DA FAMÍLIA TERRA VERMELHA
Endereço: Rua Alameda, nº 22, Terra Vermelha
Área de abrangência: Terra Vermelha, Normília da Cunha, João Goulart, Jabaeté, Residencial Jabaeté, Xuri (zona rural), Morada da Barra I e Morada da Barra II.
Telefone: 99224-2115 e 98899-3043
Horário de atendimento: De segunda a sexta-feira, das 07 às 22 horas.
UNIDADE DE ESTRATÉGIA DA SAÚDE DA FAMÍLIA ULISSES GUIMARÃES
Endereço: Rua Rui Barbosa, s/n, Ulisses Guimaraes.
Área de abrangência: Ulisses Guimarães, 23 de Maio, Praia dos Recifes e São Conrado.
Telefone: 99242-7458 e 99269-1068
Horário de atendimento: De segunda a sexta-feira, das 07 às 17 horas.