Descrição

I - Acolher e acompanhar a Ouvidoria Setorial da SEMPDEC;

II - Gerenciar a atualização dos conteúdos e das publicações nas mídias sociais da SEMPDEC;

III - Realizar o registro de desastres no município;

IV - Comandar os lançamentos no Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD);

V - Controlar a elaboração dos formulários e outros documentos para fundamentar a Decretação de Situação de Emergência (SE) ou Estado de Calamidade Pública (ECP);

VI - Orientar, nos casos de Situação de Anormalidade com Reconhecimento Federal, os procedimentos da administração municipal necessários para viabilizar o saque do FGTS e/ou outros benefícios previstos na legislação vigente;

VII - Conduzir a elaboração das solicitações de recursos para resposta e reconstrução;

VIII - Gerenciar a aplicação dos recursos do Cartão de Pagamento da Defesa Civil;

IX - Reger o atendimento ao público, primando pela maior agilidade no fluxo dos processos internos e rapidez no retorno das informações;

X - Administrar o arquivo documental da SEMPDEC;

XI - Comandar a elaboração do relatório mensal e do relatório anual de atividades da SEMPDEC;

XII - Articular e coordenar as ações de resposta dentro do Município;

XIII - Preparar os órgãos e entes envolvidos na resposta a fim de melhorar o socorro e a assistência; 

XIV - Auxiliar na elaboração dos Planos de Contingência Específicos;

XV - Manter atualizado o registro dos Pontos Focais dos órgãos que compõem o Plano Municipal de Proteção e Defesa Civil (PMPDEC);

XVI - Apoiar, no cenário do desastre, as entidades responsáveis pelas ações de busca e salvamento e suporte básico da vida;

XVII - Apoiar as ações de serviço assistencial dirigido às comunidades atingidas por desastres;

XVIII - Gerenciar as equipes técnicas nas ações de resposta;

XIX - Gerenciar a preparação dos órgãos e entes envolvidos na resposta a fim de melhorar o socorro e a assistência;

XX - Auxiliar na elaboração dos Planos de Contingência Específicos;

XXI - Auxiliar o funcionamento do Sistema de Comando em Operações da Secretaria Municipal de Proteção e Defesa Civil;

XXII - Auxiliar nas vistorias em imóveis, encostas, visando à avaliação de danos e prejuízos das áreas atingidas por desastres; e

XXIII - Desempenhar outras atividades correlatas ou que lhe venham a ser atribuídas.