Descrição

A biblioteca escolar desempenha um papel estratégico na escola, sendo parte integrante do projeto educacional com especificidades a serem atendidas: fomento à leitura; apoio e extensão à prática pedagógica do professor; mediação cultural e da informação; uso de recursos informacionais diversos; desenvolvimento de projetos e atividades para formação do leitor crítico; e promoção à leitura, à imaginação, à criatividade. Ou seja, é um espaço para o desenvolvimento da aprendizagem, conhecimento e experimentação do saber prático.

Nesse sentido, o Setor de Biblioteca Escolar da Secretaria Municipal de Educação (Semed) tem como focos: planejamento, organização, fomento e assessoramento dos projetos desenvolvidos pelas bibliotecas da Rede; formação dos profissionais que atuam nas bibliotecas; normalização técnica; gerenciamento de dotação orçamentária para a dinamização das bibliotecas; monitoramento das legislações vigentes; dentre outras ações ligadas à Rede Municipal de Ensino.

O processo de revitalização e implantação da rede de bibliotecas escolares começou quando a maioria das bibliotecas nas Unidades de Ensino Fundamental (UMEFs) estavam fechadas e/ou funcionando como depósitos de livros e outros materiais pedagógicos.

No decorrer dos anos houve importantes investimentos nas bibliotecas, garantindo assim a dinamização dos espaços, acervos, serviços e produtos. A Rede Municipal possui um software de gerenciamento de todas as bibliotecas. As UMEFs contam com biblioteca e o profissional bibliotecário. São realizadas formações continuadas para aproximar as questões pedagógicas e informacionais à prática dos profissionais que atuam nas bibliotecas.

O Setor de Biblioteca Escolar apresenta anualmente um projeto institucional que norteia as práticas pedagógicas e culturais das bibliotecas durante o ano letivo, como as propostas e atividades a serem executadas. Baseado no Projeto Político Pedagógico de cada unidade, busca-se o envolvimento e a parceria com os atores das escolas, como professores, diretores, pedagogos, dentre outros.

Um dos projetos em destaque é o “Entre Versos e Rimas” que, desde 2015, promove a democratização da cultura capixaba. O projeto acontece nas escolas anualmente, quando todos os alunos e servidores da Rede Municipal Ensino são estimulados e convidados a participar por meio das suas produções textuais e artísticas.

Como resultado do projeto, anualmente, é publicado um livro com a seleção das melhores produções de acordo com a idade escolar, composto por poesias, memórias literárias, crônicas, artigos de opinião, desenhos e fotografias. O livro é distribuído gratuitamente entre os participantes e também para as bibliotecas escolares, municipais e estaduais. No ano 2019, em sua 5ª edição consecutiva, foram impressos 2.500 exemplares.


Telefone para contato: (27) 9 8869-3451

Email: biblioteca.semed@edu.vilavelha.es.gov.br