20 de novembro de 2013
Os cuidados em Saúde Bucal no município de Vila Velha são organizados sob a ótica das redes de atenção à saúde. Estão divididos em Atenção Primária, idealmente o primeiro contato do munícipe com o sistema de saúde, e Atenção Secundária, que consiste nos atendimentos de profissionais especialistas no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) e nos ofertados pelo Pronto Atendimento (PA) da Glória e Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Riviera. Essas instâncias apresentam pontos de interconexão com outros dispositivos dos sistemas de saúde municipal e estadual.
Quanto ao acesso do usuário para atendimento odontológico, ele pode ocorrer tanto por meio das 24 Unidades Básicas de Saúde e da Unidade de Cuidados Específicos e Saúde Bucal Básica da Prainha distribuídas pelas cinco regiões do município, quanto pelo PA da Glória e UPA de Riviera, no caso de urgência odontológica.
Em relação aos tratamentos odontológicos eletivos, nas Unidades Básicas de Saúde são oferecidos procedimentos preventivos e curativos de baixa complexidade como limpeza, restaurações e extrações. Para garantir a integralidade da assistência, caso o usuário necessite de tratamento especializado, como por exemplo tratamento de canal, extração de siso ou serviços de maior complexidade, ele será encaminhado para o CEO ou para a rede estadual de acordo com a indicação clínica avaliada pelo cirurgião-dentista da Atenção Primária.
Além dos atendimentos clínicos odontológicos, o município conta ainda com ações de promoção e prevenção em saúde bucal que são realizadas nos diversos pontos da rede e também de forma intersetorial, como por exemplo, as realizadas no âmbito do Programa Saúde na Escola (PSE). As ações de Saúde Bucal no PSE envolvem atividades de educação em saúde através da realização de palestras, teatros ou mesmo dinâmicas como rodas de conversa; atividades de diagnóstico, onde as equipes de Saúde Bucal realizam levantamento das necessidades, classificação de risco e posterior encaminhamento dos escolares que necessitam de atendimento clínico às Unidades Básicas de Saúde; procedimentos coletivos, como distribuição de kits de higiene (escova, creme e fio dental), orientação de higiene bucal, escovação dental supervisionada e, dentro da possibilidade, tratamento restaurador atraumático.
Uma conquista importante para o município de Vila Velha foi a ampliação da rede de atenção à saúde com a inauguração de cinco novas Unidades Básicas de Saúde (Divino Espírito Santo, Praia de Gaivotas, Jabaeté, Morada da Barra e Paul), somando 24 novos consultórios odontológicos no município, além da contratação de novas equipes de Saúde Bucal. Com a previsão de inauguração de mais três unidades (Riviera da Barra, Rio Marinho e Novo México), essa cobertura será ainda mais ampliada. Neste sentido, o município de Vila Velha teve um aumento relevante na quantidade de atendimentos odontológicos conforme gráfico abaixo.