PÁGINAS

Medida Preventiva de Emergência HIV (PEP)

Icone
Criado em:

16 de abril de 2018

Limpar

Profilaxia Antirretroviral a Exposição de risco à infecção pelo HIV (PEP)

Por orientação do Ministério Público e Câmara Técnica Estadual de IST/Aids, os municípios devem divulgar onde é realizado a "A Profilaxia Antirretroviral a Exposição de risco à infecção pelo HIV (PEP) nos casos de: Violência sexual; Relação sexual desprotegida (sem o uso de camisinha ou com rompimento da camisinha); Acidente ocupacional (com instrumentos perfuro cortantes ou contato direto com material biológico).

Este serviço é oferecido gratuitamente no município de Vila Velha de 2ª a 6ª feira, de 7:00 as 17:00 horas no Centro de Referência de DST/Aids, situado na Av. Castelo Branco, Nº 1803, Centro, sede da Secretaria Municipal de Saúde. Nos finais de semana, feriados e após as 17:00 o atendimento é realizado no Pronto Atendimento de Cobilandia, na rua Fluviópolis, S/N, Cobilândia.

"A Profilaxia Antirretroviral Pós-Exposição de risco à infecção pelo HIV (PEP) é uma medida de prevenção à infecção pelo HIV que consiste no uso de medicação em até 72 horas após qualquer situação em que exista risco de contato com o HIV, tais como: Violência sexual; Relação sexual desprotegida (sem o uso de camisinha ou com rompimento da camisinha); Acidente ocupacional (com instrumentos perfuro cortantes ou contato direto com material biológico).

A PEP utiliza medicamentos antirretrovirais que agem evitando a sobrevivência e a multiplicação do HIV no organismo e, por isso, deve ser iniciada o mais rápido possível, preferencialmente nas 2 (duas) primeiras horas após a exposição ao vírus e no máximo em até 72 horas. O tratamento dura 28 dias e a pessoa deve ser acompanhada pela equipe de saúde por 90 dias.

Como todo medicamento, os antirretrovirais utilizados na PEP também podem causar efeitos indesejados, os mais comuns são dor de cabeça, enjoos e diarreia e mesmo que a pessoa desenvolva algum desses sintomas, não se deve interromper o uso dos medicamentos. "

IMPORTANTE: a PEP é uma medida preventiva de emergência e, por isso, não serve como substituta à camisinha.