PÁGINAS

Combate ao tabagismo

Icone
Criado em:

20 de novembro de 2013

Limpar

O Programa Nacional de Controle ao Tabagismo oferece suporte para quem deseja abandonar o tabaco, presente nos cigarros comuns, cigarros eletrônicos, charutos, etc. Para isso, os participantes do programa recebem acompanhamento especializado, individualmente ou divididos em grupo, por uma equipe multidisciplinar composta por médico, psicólogo, enfermeira e assistente social. O atendimento é realizado presencialmente, proporcionando suporte integral durante todo o processo de cessação do tabagismo.

Para o acompanhamento efetivo dos pacientes inscritos no Programa, são realizadas quatro sessões por mês e, quando necessário, é recomendado o uso de medicamento para auxiliar à terapia de grupo. Já o apoio do grupo e a presença do psicólogo são importantes para que as verdadeiras causas que levam ao hábito de fumar sejam identificadas e tratadas em suas raízes. Nesse caso, é preciso uma mudança comportamental muito mais do que o simples uso do medicamento.

Depois do prazo de um mês, os participantes que conseguem abandonar o cigarro continuam sendo acompanhados por mais dois anos. De acordo com as estatísticas do Programa de Combate ao Tabagismo de Vila Velha, o índice de reincidência ao vício é de 30%.

Para participar, é preciso se cadastrar ao Programa nas Unidades de Saúde e aguardar a formação de novos grupos e nos casos de maior urgência, poderão ser atendidos de forma individual, sendo que preferencialmente os pacientes serão inseridos em grupos, para melhor desenvolvimento do programa.
 
As Unidades de Saúde de Barra do Jucu, Barramares, Ulisses, Terra Vermelha, Ponta da Fruta, Coqueiral de Itaparica, Divino, Araçás, Vila Nova, Jardim Colorado, Ibes, Dom João, Vila Garrido, Vila Batista, Paul, Jardim Marilândia, Vale Encantado, Ataíde e Jaburuna são algumas Unidades de Saúde que possuem o Programa em andamento, sendo que novas Unidades também passarão a oferecer o Programa, tão logo os profissionais sejam capacitados.
 
Contato para informações:
Coordenação de Programas de Saúde – (27) 99309-3111
Unidades de Saúde - endereços e telefones (CLIQUE AQUI).