O Programa de Combate ao Tabagismo assiste pessoas que desejam abandonar o cigarro. Para isso, os usuários assistidos pelo Programa são divididos em grupos que são acompanhados por uma equipe multidisciplinar, composta por médico, psicólogo, enfermeira e assistente social.
Para o acompanhamento efetivo dos usuários, são realizadas quatro sessões por mês e, dependendo do caso, é recomendado o uso de medicamento para auxiliar à terapia de grupo. Já o apoio do grupo e a presença do psicólogo são importantes para que as verdadeiras causas que levam ao hábito de fumar sejam identificadas e tratadas em suas raízes. Nesse caso, é preciso uma mudança comportamental muito mais do que o simples uso do medicamento.
Depois do prazo de um mês, os participantes que conseguem abandonar o cigarro são acompanhados por mais dois anos. De acordo com as estatísticas do Programa de Combate ao Tabagismo de Vila Velha, o índice de reincidência ao vício é de 30%. Para participar, é preciso se cadastrar ao Programa é aguardar a formação de novos grupos, que funcionam em Vila Nova, Araçás, Ulisses Guimarães, Terra Vermelha, Vale Encantado e Ponta da Fruta.
Programa de Combate ao Tabagismo - 3388-4168