Atendimento Eletrônico Procon

De: Secretaria de Desenvolvimento Econômico
Criado: 20 de novembro de 2013

O PROCON/VV e os demais órgãos de Proteção e Defesa do Consumidor, visando a comodidade de seus usuários, disponibiliza os seguintes canais de atendimento ao consumidor, sendo eles: 
 
1) A plataforma  Consumidor.gov.br, possui um serviço público que permite a interlocução direta entre consumidores e empresas para solução de conflitos de consumo pela internet.
Monitorada pela Secretaria Nacional do Consumidor - Senacon - do Ministério da Justiça, Procon Municipal, Defensorias, Ministérios Públicos e também por toda a sociedade, esta ferramenta possibilita a resolução de conflitos de consumo de forma rápida e desburocratizada: atualmente, 80% das reclamações registradas no  Consumidor.gov.br são solucionadas pelas empresas, que respondem as demandas dos consumidores em um prazo médio de 7 dias.

Consumidor.gov.br coloca as relações entre consumidores, fornecedores e o Estado em um novo patamar, a partir das seguintes premissas:

  1. Transparência e controle social são imprescindíveis à efetividade dos direitos dos consumidores;
  2. As informações apresentadas pelos cidadãos consumidores são estratégicas para gestão e execução de políticas públicas de defesa do consumidor;
  3. O acesso a informação potencializa o poder de escolha dos consumidores e contribui para o aprimoramento das relações de consumo.

Por se tratar de um serviço provido e mantido pelo Estado, com ênfase na interatividade entre consumidores e fornecedores para redução de conflitos de consumo, a participação de empresas no Consumidor.gov.br, só é permitida àqueles que aderem formalmente ao serviço, mediante assinatura de termo no qual se comprometem em conhecer, analisar e investir todos os esforços disponíveis para a solução dos problemas apresentados. O consumidor, por sua vez, deve se identificar adequadamente e comprometer-se a apresentar todos os dados e informações relativas à reclamação relatada.

A Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça é a responsável pela gestão, disponibilização e manutenção do Consumidor.gov.br, bem como pela articulação com demais órgãos e entidades do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor que, por meio de cooperação técnica, apoiam e atuam na consecução dos objetivos do serviço.
 
2) O site do Sindec, fruto de um convênio com o Sistema Nacional de Defesa do Consumidor (Sindec), onde o consumidor poderá registrar uma reclamação para posterior abertura e acompanhamento de processos junto ao órgão municipal de defesa do consumidor.
 
3) Outro canal de atendimento que foi criado para aproximar o PROCON/VV do consumidor foi o atendimento através do Whatsapp no número (27) 98823-7864. Tal atendimento ocorre de segunda-feira à sexta-feira no horário de 8:00 às 12:00. Acessando o whatsapp do PROCON/VV o consumidor poderá tirar dúvidas e encaminhar sua denúncia para o setor de atendimento.

Se mesmo assim, o consumidor desejar, poderá encaminhar sua denúncia para o e-mail procon@vilavelha.es.gov.br ou através dos telefones (27) 3388-4138 ou 3388-4139.
 
O Procon funciona na Rua Sete de Setembro, nº 95, no Centro de Vila Velha, das 9 às 17 horas.
 
Porém, durante a Pandemia estamos com os atendimentos ao público suspensos.