O prefeito de Vila Velha, Rodney Miranda, decretou, na tarde desta terça-feira (19) Estado de Emergência no município e suspendeu as aulas nas escolas da rede municipal de ensino. "Estamos preocupados, principalmente, com as vidas que estão em risco. Por isso, logo cedo empenhamos todos os recursos municipais disponíveis (pessoal, botes, médicos, etc), e solicitamos apoio do exército que prontamente nos auxiliou com homens e caminhões", afirmou o prefeito.
Desde o início da manhã, o prefeito e sua equipe de Governo estiveram nas ruas acompanhando as ações dos profissionais da Defesa Civil, dos agentes de trânsito, da saúde e da ação social. Também foi solicitado o apoio de agentes do 38 Batalhão de Infantaria, que disponibilizou botes, ônibus e caminhões para o resgate de vítimas.
Até o fim da tarde, a Central do Operações instalada no Centro de Vila Velha registrou 60 ocorrências de famílias desalojadas, quatro deslizamentos (ocorridos em Jaburuna, Alecrim e Paul) e três quedas de árvore. Os bairros com as situações mais críticas são: Alecrim, Cobilândia, Cristóvão Colombo, Jaburuna, Itapuã e Paul.
O prefeito concluiu fazendo um apelo: "A população deve evitar sair de casa se o nível da chuva mantiver o mesmo de hoje. Quanto mais gente circulando mais difícil fica o deslocamento das viaturas para o atendimento às ocorrências. Precisamos ter humildade para reconhecer as deficiências, pedir ajuda e tentar minimizar as consequências", finalizou Rodney.
Balanço das consequências
Saúde
Os pacientes do Hospital da Mulher, localizado em Cobilândia, e do Pronto Atendimento de Cobilândia, foram transferidos, durante à tarde para o Hospital da Polícia Militar (HPM), Maternidade de Cariacica, Pro Matre, Hospital Evangélico e Santa Casa. Logo que os pacientes foram transferidos, as duas unidades foram desativadas. Ao todo, 15 pacientes entre adultos e bebês foram removidos com a ajuda do exército, pelo fato das unidades estarem alagadas.
Ação Social
Até o final da tarde foram encaminhadas para o abrigo (Escola João Calmon, em Parque das Gaivotas) três famílias, totalizando 17 pessoas. Deste total, duas foram encaminhadas para acolhimento institucional de pessoa em situação de rua, uma família com cinco membros foi encaminhada para casa de parentes. Permaneceu, portanto, 10 pessoas no abrigo. As famílias são de Jardim Guaranhus e Itaparica. No abrigo estão sendo oferecidos colchão, travesseiro, lençol, fronha, cobertor, toalha de banho, kit de higiene pessoal e alimentação.
Trânsito
Vários pontos críticos de alagamentos se formaram. As principais vias e locais alagadas são: As rua Antonio Ataíde e Jair de Andrade . Avenida Lindemberg, da Contauto (Posto 7) até Perim Novo . São Torquato próximo ao Terminal do Transcol . Nova Itaparica encontra-se completamente alagada . Rua Piracicaba em Jardim Marilândia . Cobilândia . Avenida Luciano das Neves . Cristóvão Colombo apresenta vários pontos de alagamento . Avenida Gil Veloso . Rua Olegário Mariano, em Santa Inês . Avenida Santa Leopoldina, em Coqueiral de Itaparica.
Efetivo empenhado
Cerca de 200 profissionais, entre 31 homens do Exército que estão atuando nas ruas.