O campus de Vila Velha do Instituto Federal do Espírito Santo – Ifes – foi oficialmente inaugurado nesta segunda-feira (23). A solenidade para entrega das instalações contou com a presença do governador do Espírito Santo, Renato Casagrande; do Secretário de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação - MEC, Marco Antonio de Oliveira; do prefeito Neucimar Fraga; do reitor do Ifes, Denio Rebello Arante; e do diretor-geral do campus Vila Velha, Roberto Pereira Santos.
A banda formada pelos alunos da Escola Municipal Senador João Calmon iniciaram a cerimônia executando os hinos nacional e de Vila Velha. Em seguida, houve o lançamento e a obliteração do selo comemorativo pela entrega das instalações do campus Vila Velha.
Ao final, as autoridades descerraram a placa de inauguração e visitaram o prédio acadêmico. O campus Vila Velha inicia seu funcionamento com a oferta dos cursos Técnico em Química e Licenciatura em Química, com 160 alunos neste primeiro semestre. Já no próximo ano, o Ifes Vila Velha vai oferecer também o curso Técnico em Biotecnologia, além de cursos de Formação Inicial e Continuada – FIC para a comunidade.
Durante a solenidade, o diretor do novo campus, Roberto Santos, e os senadores Ana Rita, Ricardo Ferraço e Magno Malta, fizeram questão de destacar que a instalação do Ifes em Vila Velha só foi possível com o empenho pioneiro de Neucimar Fraga, na época deputado federal, para a expansão do ensino técnico. Empenho esse que modernizou a legislação e permitiu ao Governo Federal ampliar o número de institutos no País.
"Atualmente, o Espírito Santo é um dos entes federativos da União com o maior número de Institutos Federais. Conseguimos instalar em Vila Velha uma unidade, porque entendemos a importância de qualificar a mão de obra dos moradores para as oportunidades que chegam ao Estado, como a produção crescente de gás e petróleo", disse Neucimar Fraga.
Já o governador do Estado, Renato Casagrande, ressaltou que há muito tempo o município merecia ter uma unidade para atender as futuras demandas do setor petrolífero. "A parceria entre os governos Federal, Estadual e Municipal foi importante para viabilizar o projeto e a instalação do Ifes", destacou Casagrande.
Também estiveram presentes a inauguração os senadores capixabas Ana Rita Esgário, Magno Malta eRicardo Ferraço; o vice-governador Givaldo Vieira; o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia, Inovação, Educação Profissional e Trabalho, Jadir Pela; o deputado estadual Claudio Vereza; o representante dos Correios, Frederico Cipriani; o vice-prefeito de Vila Velha, Marcos Rodrigues; secretários municipais; vereadores; servidores municipais; e comunidade em geral.
Formação profissional
Muitos alunos também participaram da solenidade, entre eles um grupo do 9º ano da UMEF Vila Olímpica. "Com a inauguração do Ifes em Vila Velha, percebemos o quanto nosso município está crescendo. Além disso, vai facilitar muito porque vamos ter uma escola técnica mais próxima de nossa casa", comemorou Anna Luiza Ramos. O amigo Patrick Schultz, destacou a importância do instituto para a formação profissional. "Vai ser muito bom para o nosso futuro. Vai ser útil e importante, tanto para nós, que agora vamos fazer a prova de ingresso no Ifes, quanto para os alunos que vão tentar entrar no instituto nos próximos anos", afirmou Patrick.
“Já estou me preparando para a prova do Ifes e pretendo estudar aqui, porque além da facilidade de chegar ao local, por ser mais perto da minha casa, é um ambiente totalmente novo", ressaltou a aluna do Pré-Ifes na UMEF Darcy Ribeiro, Gabriela dos Santos Gonçalves.
Ao todo, o campus terá de 25 a 30 mil metros quadrados de área construída. As obras de ampliação do campus irão contemplar mais três blocos com laboratórios, salas de aula e de professores, além de áreas destinadas a esportes e serviços. A previsão de conclusão dessas obras é 2015, quando a oferta de vagas será de 1200 alunos.