Igreja da Barra do Jucu comemora 100 anos


De: Secretaria de Esporte e Lazer
Texto: Fabricio Fernandes| Foto: Zanete Dadalto
Criado: 14 de agosto de 2013

A Igreja Nossa Senhora da Glória completa 100 anos e a Secretaria de Cultura e Turismo da Prefeitura de Vila Velha  preparou uma programação cultural especial para a festa. Neste sábado (17), a partir das 20h30, o grupo Samba Sim se apresenta no palco montado ao lado da igreja da Barra do Jucu.  Às 22 horas, será a vez da banda Big Beatles se apresentar.

 Além disso, a festa terá barraquinhas com venda de comidas típicas, após as missas e durante os shows. A Banda da Polícia Militar também vai se apresentar na sexta-feira, após a Santa Missa, no final da tarde.

Já as atividades religiosas, realizadas por diversas paróquias, começaram no domingo passado (11) e prosseguem também até este sábado (17). As comunidades religiosas que estão envolvidas na festa são a Nossa Senhora da Glória, Perpétuo Socorro, Imaculada Conceição, Santa Paulina, Jesus de Nazaré, Cristo Redentor, entre outras.

História

A Igreja Nossa Senhora da Glória foi edificada  entre 1900 e 1913, na Barra do Jucu. Conta-se que a imagem de Nossa Senhora da Glória chegou à Comunidade de Barra do Jucu trazida por uma senhora conhecida por Joaninha.

Orações eram feitas em sua residência diante de um oratório. Devido ao fato das pessoas reunirem-se em sua casa, a mesma tornou-se a primeira capela dedicada à Nossa Senhora da Glória.
 
Com o passar dos anos, precisamente em 1913, chega a essa comunidade o Padre Bermudes que fez a primeira reforma na capela, trocando o piso e construindo o altar em alto relevo.
No decorrer dos anos, a Igreja Nossa Senhora da Glória passou a pertencer à Paróquia Santa Mãe de Deus, e hoje é uma das comunidades da Paróquia Nossa Senhora dos Navegantes.

A festa de nossa padroeira Nossa Senhora da Glória é celebrada na solenidade da Assunção de Nossa Senhora, em 15 de agosto, ou no domingo subsequente, próximo a esta data.





 

SERVIÇOS PARA


ACESSO RÁPIDO