Biblioteca de Vila Velha agora oferece consulta online


De: Secretaria de Esporte e Lazer old
Texto: Lívia Albernaz| Foto: Eduardo Ribeiro
Criado: 23 de abril de 2012

A partir desta semana, a Biblioteca Pública de Vila Velha está com uma novidade. É o programa Biblioteca Livre, o Biblivre. Agora os interessados poderão fazer consulta do acervo online sem sair de casa, através do endereço biblioteca.vilavelha.es.gov.br. A Biblioteca de Vila Velha é a primeira da rede municipal do Estado a ser contemplada com o software. O Biblivre foi criado por um grupo de empresários em parceria com a Biblioteca Pública Nacional. O programa cadastra todos os acervos das bibliotecas e permite ao usuário fazer, de qualquer lugar, uma consulta online de seu livro/obra de interesse.

Ronaldo Terhoyasshi  mora em Vila Velha e é usuário há bastante tempo da Biblioteca Municipal. Ele conheceu o novo sistema que vai facilitar a consulta dos acervos disponíveis no lugar. "Achei a iniciativa muito boa. Tudo que contribui para facilitar a vida de nós, leitores, é bem vinda", comentou.

O coordenador da Biblioteca de Vila Velha, José de Ribamar Gomes, disse que assim que conheceu o sistema, logo pensou em instalar o software. E, para isso,o bibliotecário entrou em contato com Leonardo Carvalho, subsecretário de Tecnologia da Informação e Fernando Trancoso, analista de segurança da Tecnologia Informática (TI), que gerenciou o sistema. “Conheci o Biblivre durante a faculdade e fiquei interessado em instalá-lo aqui na biblioteca. Agora o usuário consulta nosso acervo de casa”, falou Ribamar.

Inicialmente, somente os livros de literatura estão cadastrados no sistema, mas, em breve,  os livros didáticos também estarão disponíveis para consulta.Ronaldo Terhoyasshi  mora em Vila Velha e é usuário há bastante tempo da Biblioteca Municipal. Ele conheceu durante mais uma visita o novo sistema que vai facilitar a consulta dos acervos disponíveis na biblioteca

A biblioteca foi reformada no ano passado, para melhor atender a população. Foram instalados 12 computadores com internet. O objetivo do telecentro é o de realizar a inclusão digital da comunidade e oferecer oportunidade para aqueles que não possuem internet em casa, que, assim, podem realizar, na biblioteca, as suas pesquisas escolares.

Como ser sócio da biblioteca

Para ser sócio e alugar livros, o interessado deve comparecer a biblioteca com comprovante de residência e um documento de identidade com foto. O empréstimo é de, no máximo, dez dias.

A Biblioteca Municipal fica localizada no  Centro de Capacitação e Treinamento do Ensino Fundamental (Titanic), na Praça Duque e Caxias, s/nº, Centro.

Doações:

O bibliotecário José de Ribamar Gomes, coordenador da biblioteca, contou que recebe doações de obras. Livros didáticos só são aceitos quando estão de acordo com a nova reforma ortográfica.

 

Horário de funcionamento:

Segunda a sexta-feira, das 8h às 18 horas

Sábado, domingo e feriados, das 8h às 13 horas

Mais informações: 3388-4208

 

 

 





SERVIÇOS PARA