Notícias > Secretaria de Desenvolvimento Econômico

As micro e pequenas empresas geram mais empregos

Publicado em: 23 de setembro de 2012
Texto: Ana Paula Gonçalves
Foto: Elizeu Dias

As micro e pequenas empresas têm sido as maiores geradoras de empregos no Brasil. Estatísticas mostram que essa realidade se estende para o nosso município, Vila Velha.

A constatação foi feita pelo Ministério do Trabalho, que apontou que elas foram responsáveis 73% dos postos de trabalho com carteira assinada no mês de agosto, o que corresponde ao aumeto de 20%  em relação do mesmo periodo do ano passado. Foram 3.893 oportunidades este ano, contra 3.512 empregos nos mesmo período do ano passado.

Para o subsecretário de micro e pequena empresa do município, Luiz Felipe Sardinha, esse aumento é reflexo da política de fomento aos pequenos negócios. “Esse é o resultado da política que a administração vem adotando nos últimos tempos e tendo ainda mais força, com a criação da nossa subsecretaria em abril deste ano.”, comenta ele.

Sardinha explica ainda, que o resultado mostra que as micro e pequenas empresas (MPE) continuam sustentando o crescimento do mercado de trabalho interno, principalmente no setor de serviços. No seu entender, os pequenos negócios são o motor da economia dos bairros.

“Esse indicador mostra que a participação do setor na manutenção do emprego formal é cada vez mais expressiva e cabe a gestão Municipal proporcionar um ambiente cada vez mais favorável e propício aos empreendedores.”, finaliza.