Vila Velha comemora hoje (05/10) o Dia Municipal do Empreendedor Individual e Micro e Pequeno Empresário. No município estão formalizados 11.850 empreendedores individuais. Além disso, nos últimos quatro anos, foram abertas 21.560 empresas locais, sendo 95% de Micro Empresas (ME), enquanto o restante divide-se entre Empresas de Pequeno e Grande Porte.
Segundo o subsecretário de Micro e Pequena Empresa, Luiz Felipe Sardinha, o dia de hoje é mais do que especial. “Apresentamos a maior taxa de formalização do Estado e promovemos a formalização orientada, oferecendo ferramentas para que o empreendedor consiga manter-se no programa de forma sustentável”, comenta.
Sardinha lembrou que entre janeiro e setembro de 2012 foram formalizados 4.600 Empreendedores Individuais. “Realizamos em parceria com o Governo do Espírito Santo, através da Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes), e com o SEBRAE, diversas ações com o objetivo de fomentar a cultura empreendedora. Capacitamos o Micro Empresário e o Empreendedor Individual local, por meio de programas específicos, produzidos e voltados exclusivamente para a categoria”, afirma.
O Nossocrédito é um dos programas de destaque no município. Desde seu início, em 2009, foram emprestados R$ 7.760 milhões, com 1.900 contratos efetuados. “Em setembro, Vila Velha foi o município que estabeleceu o maior número de contratos do Estado. Foram 80 contratos/empreendedores atendidos, somente naquele mês, com valor médio de R$ 4.000,00”, explicou Felipe Pimentel, coordenador do Microcrédito.
Nos últimos quatros anos, foram várias conquistas para o setor. Entre elas, o Prêmio Prefeito Empreendedor, recebido do SEBRAE em 2011, e a Criação do Fundo 1º Fundo Municipal de Apoio às Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedor Individual (Fundo de Aval) do Estado. "Fomos o primeiro município do Espírito Santo a criar esse programa. Além disso, nossos empreendedores têm maior participação da geração de empregos formais, sendo responsáveis por 20% da geração de empregos com carteira assinada", diz Sardinha.
O município inovou também na criação da primeira Associação de Feirantes de Vila Velha. Essa ação faz parte da nossa política de estímulo ao associativismo e contribuirá para que a classe estabeleça um canal de comunicação direta com a administração municipal.
E as vantagens de ser empreendedor em Vila Velha não param por aí. A Subsecretaria de Micro e Pequena Empresa planeja novas ações e projetos de fortalecimento da categoria, com o lançamento do Plano Municipal de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e dos Empreendedores Individuais. “Vamos disponibilizar, de forma planejada, todas as ações e projetos de fortalecimento das Micro e Pequenas Empresas e dos Empreendedores Individuais de Vila Velha, bem como contribuir no fomento da cultura empreendedora no município”, explica o subsecretário.
Ações de Fortalecimento da Cultura Empreendedora:
A Prefeitura de Vila Velha promove várias ações de fomento aos Micro e Pequenos Empresários e Empreendedores Individuais. Conheça: