Notícias > Secretaria de Educação

​Vila Velha lança projeto de xadrez em escolas municipais

Publicado em: 10 de junho de 2024
Texto: Laiz Fidalgo
Foto: Antônio Oliveira

A rede de ensino municipal de Vila Velha conta com mais uma ação inovadora para estimular o desenvolvimento educacional e cognitivo dos alunos. A Secretaria Municipal de Educação inicia, nesta segunda-feira (10), um projeto que oferta aulas gratuitas de xadrez para os estudantes e ainda promove capacitação de professores na modalidade.
 
A iniciativa é resultado de uma parceria com o projeto "Pequenos Grandes Mestres", desenvolvido pela Associação Argos junto com a Vale AS, por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte. O intuito é fortalecer a prática do xadrez nas escolas, fomentando competências como raciocínio lógico-matemático, inteligência espacial, socialização, além de exercitar a paciência e a tomada de decisão.
 
A iniciativa acontecerá no formato de ciclos de trimestrais em cada escola: de junho a agosto na UMEF Graciano Neves, em Paul; de setembro a dezembro, na UMEF Ana Bernardes Rocha, em Argolas; e de fevereiro a abril de 2025, na UMEF Prof. Thelmo Torres, em Itapuã. Ao todo, o projeto beneficiará cerca de 180 alunos, que serão divididos em seis turmas por unidade de ensino, com 10 alunos em cada turma.
 
Segundo o coordenador de Esportes Educacionais, Marcelo Fermo, ao final dos ciclos, será realizada uma competição interna com o objetivo não apenas de motivar os alunos, mas também promover uma maior integração e socialização entre os jogadores da modalidade.
 
“Os benefícios do xadrez são amplamente reconhecidos como uma prática mental excelente para o desenvolvimento da concentração, atenção e raciocínio. Tudo isso de forma lúdica e divertida, que, sem dúvida, vai se refletir positivamente em sala de aula, potencializando a aprendizagem e ajudando no desempenho escolar”, destacou Fermo.