Notícias > Secretaria de Meio Ambiente

Secretaria de Meio Ambiente promove ações para preservação oceânica

Publicado em: 11 de junho de 2024
Texto: Rodrigo Elias
Foto: Adessandro Reis

Os oceanos cobrem cerca de 70% da superfície terrestre e desempenham um papel crucial na manutenção da vida, fornecimento de alimentos e recursos do ecossistema, conforme dados da Unesco. O Brasil, com seus 8.500 quilômetros de litoral, possui uma rica biodiversidade marinha que inclui aproximadamente 230 mil espécies de plantas, invertebrados, peixes e outros vertebrados.
 
No Espírito Santo, o trecho litorâneo entre os municípios de Vila Velha e Guarapari é conhecido pela maior diversidade de peixes recifais do Brasil. Este fato, destacado pelo Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (IEMA), é considerado altamente relevante pelo Projeto de Conservação e Utilização Sustentável da Diversidade Biológica Brasileira (PROBIO), do Ministério do Meio Ambiente.
 
Diante dessa realidade, o município de Vila Velha vem se destacado por implementar diversas ações voltadas para a preservação dos oceanos e também em toda área ambiental da cidade. O prefeito Arnaldinho Borgo ressaltou a importância dessas iniciativas ambientais.
 
“Consolidamos a restinga ao longo de nossa orla. Medida essa essencial para evitar que a areia da praia invada as ruas e para proteger a área do calçadão durante marés altas”, afirmou.
 
Arnaldinho Borgo lembrou ainda que essas ações de preservação e sustentabilidade são passos importantes que não podem ser revertidos.  “Continuamos empenhados com a proteção ambiental em toda nossa cidade”, destacou.
 
O secretário de Meio Ambiente, Ricardo Klippel, enfatiza o comprometimento da gestão municipal com a implementação de políticas públicas ambientais.
 
“Estamos atuando em diversas ações voltadas para a preservação marinha, como a fiscalização da área costeira, inibindo a pesca predatória, realizando ações de fiscalização em parceria com os órgãos competentes, como a Polícia Militar Ambiental, o Ibama e o Iema. Além área marítima, também estamos recuperando áreas degradadas de nossas Unidades de Conservação, com o plantio de novas árvores”, lembrou.
 
Ação

No último sábado (8), Dia Mundial dos Oceanos, a Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Vila Velha realizou um evento na Praia de Itaparica, com o tema "Animais Marinhos no Litoral de Vila Velha". O objetivo do evento foi educar o público sobre a importância dos oceanos para a vida na Terra e conscientizar sobre os problemas enfrentados pelos ecossistemas marinhos, como poluição, pesca excessiva e mudanças climáticas.
 
Participaram da iniciativa entidades como o Centro Universitário Salesiano (UniSales), Instituto de Pesquisa e Reabilitação de Animais Marinhos (IPRAM), Instituto O Canal, Instituto ORCA, Iema, Projeto Tamar e o Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA).
 
Eventos como o Dia Mundial dos Oceanos são fundamentais para aumentar a conscientização sobre a importância da preservação dos oceanos. Entre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estão a proteção e a restauração dos ecossistemas marinhos e costeiros (ODS 14), a luta contra as mudanças climáticas (ODS 13) e a gestão sustentável da água (ODS 6).
A preservação dos oceanos é essencial não só para a vida humana e a economia, mas também para o controle climático global, uma vez que os oceanos atuam como importantes sumidouros de carbono e calor da atmosfera, desempenhando um papel crucial no combate às mudanças climáticas.