Notícias > Secretaria de Educação

​Mais de 400 alunos se formam no Programa Educacional de Resistência às Drogas

Publicado em: 11 de junho de 2024
Texto: Laiz Fidalgo
Foto: Assessoria

Mais de 400 alunos do 5º ano da rede municipal se formam, nesta terça (11), no Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), desenvolvido pela Polícia Militar em parceria com a Secretaria de Educação da Prefeitura de Vila Velha. O evento acontece na Arena Tartarugão, às 19 horas.
 
A formatura é resultado de um trabalho desenvolvido durante 10 semanas, com foco na prevenção de violências (física, moral e psicológica) e no fortalecimento de autoestima, cidadania e inteligência emocional dos estudantes. Durante os encontros do Proerd, são ministradas aulas lúdicas e ensinadas técnicas que ensinam aos alunos a refletirem sobre o autocontrole, a tomada de decisões e em como dizer “não” às drogas.
 
As escolas participantes são: Umef Antônio Debarcellos e Umef Profª. Raymunda de Mendonça, ambas em Santa Mônica; Umef Prof. Darcy Ribeiro, em Morada da Barra; e Umef Marina Barcelos, em Araçás. A secretária municipal de Educação, Tatiana de Castro Nogueira, destacou a importância dessa parceria com forças de segurança para alertar crianças e jovens a terem consciência sobre as consequências do uso de drogas.
 
“A escola, junto com a família e com as forças de segurança, tem esse papel de orientar sobre escolhas responsáveis e saudáveis para a vida. Por isso, são tão necessárias iniciativas como o Proerd, que somam esforços visando à disseminação dessa cultura de prevenção, conscientizando sobre as consequências danosas do uso de drogas à saúde, à sociedade, às famílias”, afirmou.