Notícias > Secretaria de Cultura e Turismo

​Idosos celebram a vida em performance de dança e teatro no Parque de Cocal

Publicado em: 11 de junho de 2024
Texto: Luiz Eduardo Neves
Foto: Assessoria

No próximo dia 21 de junho, às 15 horas, no Centro de Convivência do Idoso (CCI), localizado no Parque do Cocal, encerra-se a oficina "Dançar a Vida 60+" com uma performance inédita. A oficina, ministrada pelo mestre em Artes, ator e bailarino Marcelo Ferreira, consistiu numa experiência em dança e teatro por meio da expressão corporal, com iniciação aos gestos e movimentos expressivos.
 
As aulas duraram dois meses e os alunos se formam, com entrega de certificados e uma apresentação especial aberta ao público. A oficina começou no dia 23 de abril, com aulas realizadas todas as terças-feiras, das 9 às 11h.
 
Com a participação de 15 alunos, o projeto foi aprovado pela Lei Paulo Gustavo (LPG) de Vila Velha. A performance "O tempo e a rosa" foi criada a partir do poema "O tempo", do poeta gaúcho Mário Quintana, e reflete sobre o tempo, celebrando a poesia da vida. A trilha sonora será de Phillip Glass.
 
Lucia Helena, de 70 anos, uma das participantes, compartilhou sua experiência: "Essa oficina foi um presente. Redescobri minha capacidade de expressão e a importância de cada movimento". Maria Lúcia Borges, de 73 anos, destacou a conexão com os colegas: "Formamos uma verdadeira família aqui. A dança nos uniu de uma maneira que eu nunca imaginei".
 
Augusto Murilo, de 79 anos, enfatizou a importância do aprendizado contínuo: "Nunca é tarde para aprender algo novo. Essa oficina mostrou que a vida tem muito a oferecer em qualquer idade". E Teresa Edina, de 65 anos, emocionada, afirmou: "A performance é um reflexo da nossa jornada. Cada passo, cada gesto, carrega nossa história e nossas emoções".

A parceria entre as secretarias de Assistência Social e de Cultura e Turismo da Prefeitura de Vila Velha foi  fundamental para  a realização do projeto.

A oficina de Expressão Corporal contribui com vários fatores positivos, trabalha a memória, sentimentos e a socialização entre as pessoas.  Os idosos  do CCI de Cocal participaram  e  aprenderam muito. Eles gostariam de continuar em uma próxima oportunidade, estamos abertos para novas parcerias que possam fortalecer o desenvolvimento da pessoa idosa." disse a  coordenadora  do CCI, Scheila Xavier
 
A performance "O tempo e a rosa" promete emocionar o público, refletindo sobre a passagem do tempo e a celebração da vida, conforme descrito no poema de Mário Quintana:
 
"A vida é o dever que nós trouxemos para fazer em casa.
Quando se vê, já são 6 horas: há tempo…
Quando se vê, já é 6ª-feira…
Quando se vê, passaram 60 anos!
Agora, é tarde demais para ser reprovado…
E se me dessem – um dia – uma outra oportunidade,
eu nem olhava o relógio
seguia sempre em frente…
E iria jogando pelo caminho a casca dourada e inútil das horas."
 
“Vila Velha foi o primeiro município a divulgar o resultado e realizar as assinaturas dos Termo de Execução Cultural da Lei Paulo Gustavo no Estado. E também é a primeira cidade onde os projetos já estão em execução”, ressalta o secretário de Cultura e Turismo, Roberto Patrício Junior.