Notícias > Secretaria de Assistência Social

Caminhada em Itaparica sexta-feira contra exploração sexual infantil

Publicado em: 14 de maio de 2024
Texto: Paulo Borges
Foto: Divulgação

Dentro da programação do Maio Laranja, movimento que visa ao combate e ao abuso sexual infantil, acontecerá, nesta sexta-feira (17/05),  uma caminhada da Praça do Ciclista até o Bobs, em Itaparica. Ação vai envolver Ministério Público, Rede Socioassistencial, Rede Intersetorial, Vara da Infância, dentre outros segmentos, a partir das 8 horas.

Além deste evento, as secretarias de Assistência Social, Saúde e Educação da Prefeitura de Vila Velha, Conselhos Tutelares e outras entidades voltadas ao tema prepararam uma programação especial para o este mês.

De acordo com a coordenadora do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil da Assistência Social, Greuza Nunes, uma série de ações está acontecendo em diversas regiões da cidade, como palestras nas escolas públicas, panfletagem em ruas, avenidas, praças e feiras livres.

“O objetivo da mobilização é alertar a população para o compromisso de proteger as crianças e os adolescentes do município. A ideia é realizar atividades de mobilização com foco na prevenção. Convidamos a sociedade organizada para participar do Maio Laranja”, finalizou a coordenadora.

A data

No dia 18 de maio, em 1973, a menina Araceli Cabrera Sánchez Crespo, de 8 anos, de Vitória, foi sequestrada, violentada e cruelmente assassinada. Seu corpo apareceu seis dias depois, carbonizado e os seus agressores nunca foram punidos.

Com a repercussão do caso, e forte mobilização do movimento em defesa dos direitos das crianças e adolescentes, 18 de maio foi instituído pela Lei nº 9.970/2.000,  como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Desde então, esse se tornou o dia para que a população brasileira se una e se manifeste contra esse tipo de violência.
 
Confira a programação completa do Maio Laranja em Vila Velha
 
- Dia 08 (quarta-feira) - Ação de Sensibilização contra a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, na rodovia Carlos Lindenberg, em frente a Transportadora Continental, das 9 às 11h.
- Dia 09 (quinta-feira) - Ação de Sensibilização contra a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, Rodovia do Sol, próximo ao Perim Supermercado,  das 09h às 11h.
- Dia 10 (sexta-feira) - Ação de Sensibilização contra a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, ao lado do Titanic, Centro, praça Duque de Caxias, das 9 horas até as 11h.
- Dias 13/05, 14, 15 e 16, Palestras sobre Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes nas Escolas Municipais.
- Dia 17 – Caminhada na Praça do Ciclista até o Bobs, em Itaparica. Ação vai envolver Ministério Público, Rede Socioassistencial, Rede Intersetorial, Vara da Infância, dentre outros a partir das 8 horas.
-  Dia 23 - Desfile do dia da Colonização do Solo Espírito Santense; avenida Jerônimo Monteiro, Centro, a partir das 8 horas.
- Dia 26 (domingo) - Projeto Feira Livre de Trabalho Infantil, na Feira de Aribiri, a partir das 8 horas.