Notícias > Secretaria de Cultura e Turismo

​Alça da Terceira Ponte vai virar uma galeria de arte a céu aberto

Publicado em: 15 de maio de 2024
Texto: Luiz Eduardo Neves
Foto: Assessoria

Inspirado por projetos de sucesso ao redor do mundo, como os murais em Wynwood Walls, Miami, e o Street Art Museum, em São Petersburgo, o projeto "Vila Velha Ontem, Hoje e Sempre" propõe uma intervenção artística que transformará a alça da Terceira Ponte (viaduto Theodorico Ferraço), próximo ao Shopping Praia da Costa, em uma verdadeira galeria de arte a céu aberto.
 
Com realização do Estúdio Medusa e idealizado pela Locomotipo, o projeto celebra a riqueza histórica e cultural de Vila Velha, destacando elementos icônicos que permeiam a identidade da cidade. Do Farol de Santa Luzia ao Convento da Penha, passando pela representação da figura histórica do Frei Pedro Palácios, do indígena, pela influência africana na cultura do Congo e do renomado artista Homero Massena, cada detalhe do mural reflete séculos de história e tradição.
 
Já está sendo finalizada a montagem dos andaimes, e, nesta quarta-feira (15), começa a limpeza minuciosa da pedra. A pintura do painel a céu aberto terá início na próxima quarta-feira (22). O trabalho será realizado pelos artistas, cinco dias por semana, durante oito horas diárias. Para garantir a segurança, serão utilizados Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) adequados para trabalho em altura, incluindo cinto de paraquedista, talabarte e capacete.
 
“A arte urbana, realizada em linguagem de Pintura Mural, adota um estilo dinâmico e moderno, mesclando diferentes técnicas para representar a diversidade cultural local”, conta Paulo Gustavo, artista da Locomotipo, que junto com Alex Furtado e Filipe Motta assinam a arte.
 
Além da intervenção artística em si, o projeto prevê a criação de um hotsite acessível com informações detalhadas sobre a obra, bem como um vídeo documentando todo o processo de criação. Esses recursos visam ampliar o alcance e tornar a arte ainda mais acessível a todos. O hotsite entrará no ar após a conclusão dos trabalhos.
Com cores vibrantes e marcantes, a obra pretende cativar moradores e visitantes, que poderão apreciar essa nova atração turística situada estrategicamente para dar as boas-vindas a quem está chegando à terra canela-verde pela ponte.
 
“O projeto foi contemplado pela Lei Paulo Gustavo e a Prefeitura de Vila Velha está dando todo o suporte para que seja realizado um trabalho com seriedade e principalmente segurança. Foram realizadas inúmeras visitas técnicas envolvendo artistas, técnicos da prefeitura e produtores com o propósito de trazer este conceito de arte à céu aberto para deleite da população”, conclui a produtora do projeto e diretora geral do Estúdio Medusa, Vanessa Yee.
 
“Vila Velha foi o primeiro município a divulgar o resultado e realizar as assinaturas dos Termo de Execução Cultural da Lei Paulo Gustavo no Espírito Santo. E, agora, é o ente público que iniciou a execução dos projetos aprovados. Uma iniciativa importante para fomentar a cultura e o audiovisual na cidade”, ressalta o secretário de Cultura e Turismo, Roberto Patrício Junior.
 
Interdição no trânsito
 
Para a realização do projeto, a alça da Terceira Ponte está com o trânsito parcialmente interditado. Uma das faixas da via precisou ser interditada para trazer mais segurança aos artistas durante a execução do painel a céu aberto. O trânsito segue em duas faixas e a previsão é que seja liberado em 40 dias.