Notícias > Secretaria de Obras e Projetos Estruturantes

Praça de Santa Inês será reformada atendendo demanda dos moradores

Publicado em: 28 de fevereiro de 2024
Texto: Vera Ferraço
Foto: Assessoria

Demanda antiga dos moradores de Santa Inês, a Praça da Pestalozzi, na Avenida Ruy Braga Ribeiro, vai passar por obras de reforma para se transformar em um espaço totalmente acessível e seguro para as crianças e as famílias. O prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo, assinou, na noite de terça-feira (27), a ordem de serviço que autoriza o início das obras.
 
Ao fazer a apresentação do projeto de revitalização da praça, Arnaldinho ressaltou a importância de um espaço de lazer e convivência social adequado para atender às famílias, levando mais qualidade de vida aos moradores.
 
“A requalificação da Praça da Pestalozzi é um pedido antigo da comunidade. Será uma nova praça das famílias, que será utilizada pelas crianças, pelos pais e avós. Isso é dar dignidade e orgulho para a comunidade. Nossa gestão tem como missão cuidar das pessoas. E isso é feito a várias mãos”, destacou Arnaldinho.
 
A praça vai contemplar novo playground infantil instalado sobre grama sintética; nova academia popular em aço inoxidável; nova pavimentação de piso; bancos; lixeiras; e bicicletário. Além disso, terá a implantação de calçada cidadã, melhorando a mobilidade no local.
 
Comemoração

Moradora de Santa Inês há seis anos, a dona de casa Mair Amélia Ramos comemorou a iniciativa. Ela costuma levar o neto de 2 anos para brincar no local. “Essa reforma será muito boa para a comunidade. As crianças precisam. Sempre que posso, trago o meu netinho para brincar aqui. Só temos que agradecer”, afirmou.
 
O cabeleireiro José Antônio Brandini, morador do bairro há 53 anos e que reside em frente à praça, também ficou feliz com a ordem de serviço. “Será muito bom para os moradores. Essa praça nunca teve uma reforma. Vai atrair mais crianças para o local e os idosos terão uma academia adequada”, disse.
 
O mecânico Romário de Moraes, morador de Santa Inês há mais de 30 anos, está ansioso para ver o espaço revitalizado. “A melhoria será muito boa. A população vai aproveitar melhor a praça”, ponderou. 
 
A secretária municipal de Obras e Projetos Estruturantes, Menara Cavalcante, explicou que um dos focos da requalificação da praça e garantir a acessibilidade, principalmente para as pessoas idosas.
 
“Está é uma praça pequena, mas que acomoda e recebe muita gente. O projeto traz acessibilidade. A praça hoje possui um piso cheio de irregularidades, onde as pessoas caem, os idosos têm dificuldades de acessar o local. A nova praça das famílias vai acabar com esse problema”, afirmou.

Drenagem

O prefeito informou ainda aos moradores que outra demanda histórica do bairro vai ser executada pelo município. A prefeitura já contratou uma empresa para desenvolver o projeto que vai resolver o problema de drenagem na avenida Ruy Braga Ribeiro, acabando com os alagamentos em Santa Inês. “Esse problema crônico de alagamento será resolvido”, garantiu Arnaldinho.
 
A secretária de Obras explicou que a manilha existente hoje na Ruy Braga Ribeiro não é suficiente para captar a água das chuvas do bairro Santa Inês e do Ibes, que também deságua nessa avenida. “Tem que fazer uma galeria para resolver o problema de drenagem do local. O município já contratou uma empresa para fazer o estudo e o projeto para a Ruy Braga e resolver a situação”, disse Menara.
 
Arnaldinho lembrou ainda diversos investimentos feitos pela atual gestão nas áreas da educação, saúde, segurança e mobilidade urbana, citando, nesse caso, o Corredor Verde de Mobilidade Urbana, que está com obras em execução e contempla as avenidas Salgado Filho e João Mendes e vias auxiliares, como as avenidas Capixaba e Gonçalves Lêdo e as ruas Almirante Tamandaré e Machado de Assis (trechos), em um percurso de aproximadamente 11 quilômetros de malha viária. Investimento de R$ 41 milhões que abrange diferentes bairros, incluindo Santa Inês.