Adultos e crianças que aproveitaram a manhã ensolarada do último sábado (18) para se refrescar na Praia da Costa aproveitaram para aprender mais sobre o combate ao mosquito da dengue. É que foi comemorado o Dia Nacional de Combate à Dengue, importante data voltada ao enfrentamento ao aedes aegypti, e a Secretaria de Saúde de Vila Velha, por meio do Programa de Educação em Saúde e Mobilização Social (Pesms), promoveu uma ação educativa no local.
Foi montada uma estrutura próximo ao Clube Libanês onde a equipe do Pesms apresentou uma exposição sobre o ciclo de vida do vetor, abordando as formas de combate e a prevenção de arboviroses - nome dado ao grupo de doenças causadas pelos arbovírus, incluindo a dengue, zika e chikungunya, que são transmitidos pelos mosquitos.
Também foram distribuídos o checklist de prevenção, com os itens que devem ser verificados na rotina de vistoria dos quintais e também dentro das residências, visando eliminar os locais de reprodução do mosquito transmissor, como vasos de plantas e caixas d’água.
Ações diárias
Em Vila Velha, as ações de combate aos focos do mosquito aedes aegypti acontecem diariamente, em todas as regiões da cidade. A equipe do Pesms percorre escolas, feiras livres e outros ambientes levando orientações sobre os cuidados necessários.
Além disso, de tempos em tempos acontecem mutirões com oferta de serviços, como limpeza de caixa-ralo (bueiro), remoção de inservíveis - restos de móveis, vasilhames, pneus e objetos sem utilidade, vistorias em imóveis, terrenos e canteiros de obras, entre outras importantes ações. Vale destacar que, de acordo com o Ministério da Saúde, cerca de 80% dos criadouros estão nas residências.
Check list - Entre as ações necessárias para evitar a dengue estão:
Manter pratos de vasos de plantas limpos;
Garrafas devem ser embaladas e descartadas na lixeira. Se guardadas, devem estar em local coberto ou com as bocas viradas para baixo;
Os potes com água para animais devem ser muito bem lavados com água e sabão no mínimo duas vezes por semana;
A caixa d’água deve ser mantida fechada e vedada.
Dengue em Vila Velha
Dados do último levantamento divulgado pela Secretaria de Saúde de Vila Velha apontam que a cidade registrou, no decorrer de 2023, 14028 casos confirmados de dengue, e sete óbitos.