Na Semana do Surdo, alunos tem programação especial com passeios externos


De: Secretaria de Educação
Texto: Brenda Scota| Foto: Assessoria
Criado: 29 de setembro de 2022

Os alunos surdos da rede municipal de Vila Velha estão participando de atividades externas em alusão ao Dia do Surdo, comemorado na última segunda-feira (26).

Para homenagear a data, o Núcleo de Educação Especial preparou a Semana do Surdo, que une a inclusão social dos alunos e o contato com a natureza, envolvendo atividades lúdicas e fora do ambiente escolar.

Na última terça-feira (27), alunos surdos da rede municipal visitaram o Parque Botânico da Vale, em Vitória. A visita foi para promover uma ação de conscientização quanto à questão ambiental, com mediação em Libras. Além da visita, os alunos também participaram de palestras, atividades lúdicas, oficina com colagem e se divertiram no espaço verde.

Na semana passada, a Secretaria Municipal de Educação já havia iniciado as programações alusivas ao Dia do Surdo. Foi realizada uma live para falar sobre "Diálogos sobre trajetórias acadêmicas e esportivas", com participação de ex-alunos surdos, professores da equipe bilingue, familiares e comunidade em geral.

Sobre o Atendimento Educacional Especializado

A rede municipal de Vila Velha conta com 14 escolas referência no ensino de surdos. As escolas possuem professores bilíngues, professores tradutores e intérpretes de Libras e professores de Libras. O aluno surdo, além das aulas do turno de matrícula, recebe o atendimento educacional especializado no contraturno, para complementar e/ou suplementar o processo de ensino.



SERVIÇOS PARA