Equipe PETI e MPT-ES encaminham adolescentes para emissão de RG


De: Secretaria de Assistência Social
Texto: Paulo Borges| Foto: Antônio Carlos
Criado: 29 de setembro de 2022

Aprendizagem profissional como instrumento eficaz no combate ao trabalho infantil. Foi com este tema que, na manhã desta quinta-feira (29), aproximadamente 20 adolescentes compareceram ao Posto de Identificação da Polícia Civil, localizado num shopping de Vila Velha, para emissão do seu primeiro documento de identificação. 
   
Esta ação acontece graças a uma parceria do Ministério do Trabalho e Previdência-MTP/ES, equipe do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil de Vila Velha-PETI e demais entidades, que realizaram o cadastro destes adolescentes que se encontravam trabalhando de forma irregular em feiras, ruas e praças da cidade.              

Cauã Bile Neto Teves, de 15 anos morador do bairro Cobilândia, foi um dos adolescentes contemplados e assistido pelas equipes do projeto: “Concluí o curso de Educação de Jovens e Adultos-EJA, vou fazer o ensino médio, sempre trabalhei para conseguir algum dinheiro.  Vendia doces, balas e salgados nos sinais de trânsito, a equipe PETI me encontrou e orientou para tirar documentos e encaminhar para o programa Jovem Aprendiz. Saí das ruas, graças à equipe”, disse o adolescente.          

Péricles de Rocha de Sá Filho, auditor fiscal do Ministério do Trabalho e Previdência-ES e coordenador das atividades de fiscalização de combate ao trabalho infantil no Estado, destacou os trabalhos que são realizados: “Esta ação de hoje está incluída no projeto Feira Livre de Trabalho Infantil, que é um projeto realizado pelo Ministério do Trabalho em parceria com outras entidades, sendo desenvolvido em rede. Foram disponibilizadas 50 vagas para emissão da carteira de identidade dos adolescentes cadastrados pela equipe. Gostaria de aproveitar e alertar as famílias que devem ficar atentas, porque a partir dos 12 anos o RG é obrigatório, é lei”, finalizou o auditor.

Participam do projeto: Fórum Estadual de Aprendizagem, Proteção ao Adolescente Trabalhador e Erradicação do Trabalho Infantil- FEAPETI-ES, Ministério do Trabalho e Previdência-MTP, TRT-17ª Região–ES, Inspeção do Trabalho – Superintendência Regional do Trabalho-SRTb-ES, Equipe PETI Vila Velha e Posto de Identificação da Polícia Civil em Vila Velha.



SERVIÇOS PARA