Equipe do SIM participa de curso de qualificação para SUSAF


De: Secretaria de Desenvolvimento Econômico
Texto: Rúbia Medina| Foto: assessoria
Criado: 30 de setembro de 2022

A equipe do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) de Vila Velha, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, participou do curso de capacitação para adesão ao Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (SUSAF). 

O curso é uma das exigências da Gerência de Agroindústria de Pequeno Porte (GEAPP) do IDAF. O encontro foi realizado no auditório do Sebrae, nos dias 26, 27 e 28 de setembro.

Essa capacitação tem como objetivo estruturar e qualificar a equipe dos serviços de inspeção dos municípios, visando a adesão ao SUSAF. Durante o curso, foram abordados temas como: análises laboratoriais, rotulagem de alimentos, atuação de fiscalização em agroindústrias, selo arte e combate à clandestinidade.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico, Everaldo Colodetti, essa qualificação é de extrema importância para o município: “Vila Velha agora conseguirá se capacitar para atender as exigências do SUSAF e, assim, adquirir o selo para ser um órgão equivalente ao Serviço de Inspeção Agroindustrial de Pequeno Porte – SIAPP, que é um órgão estadual”, expressa.

Participaram do curso o diretor de Agricultura e Pesca, Guilherme Bonicontre Galdino, e as duas médicas veterinárias da secretaria, Jennifer Freitas e Kristher Paiva.

De acordo com Guilherme, o produtor de Vila Velha é quem sai ganhando: “Se o município conquistar esse selo de equivalência, o produtor que hoje é limitado a vender somente dentro do município poderá expandir seus negócios e comercializar para todo o ES”, explica. 

O que é SUSAF?

É um sistema que tem por objetivo promover a equivalência entre os serviços de inspeção municipais (SIM) e o estadual (Serviço de Inspeção Agroindustrial de Pequeno Porte – Siapp), harmonizando os procedimentos de registro, inspeção e fiscalização das agroindústrias de pequeno porte de origem animal do Estado.



SERVIÇOS PARA