​Termo de referência: servidores participam de curso de qualificação


De: Secretaria de Administração
Texto: Rubia Medina| Foto: Assessoria
Criado: 11 de maio de 2022

Servidores da Prefeitura de Vila Velha, de diversas secretarias, participam do curso “Termo de referência”, ofertado pela Secretaria Municipal de Administração, em parceria com a Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp). O curso tem duração de 40 horas. 

O curso, que está sendo ministrado para 60 servidores, tem como objetivo otimizar e uniformizar entendimentos sobre o documento em que a Administração Pública esclarece aquilo que realmente precisa, trazendo a definição do objeto e elementos necessários à sua perfeita contratação e execução.

“Esse curso mostra aos servidores a importância do planejamento, da elaboração de termos de referência e dos projetos básicos e, principalmente, do conhecimento e da aplicação de instrumentos que potencializem a eficiência, a eficácia e a efetividade dos processos nessa área. Reforça a visão sistêmica do ciclo da gestão para adquirir produtos e serviços no setor público”, explica o secretário de Administração, Rodrigo Magnago.

Um termo de referência é parte do início de um processo licitatório.  É um documento no qual uma instituição contratante estabelece os termos pelos quais um serviço deve ser prestado ou um produto deve ser entregue por potenciais contratados. 

Para Celso Christo, diretor do Bem Estar Animal, da Secretaria de Meio Ambiente, o curso é de extrema importância, pois amplia o conhecimento dos servidores: “Mexemos constantemente com licitações e precisamos ter a atenção redobrada na elaboração do termo de referência. Esse documento precisa ser muito bem redigido, pois interfere no produto final que estamos comprando. Não pensei duas vezes em me inscrever. Está sendo ótimo e muito proveitoso”, expressa.

O curso está sendo ministrado pelo cabo do Corpo de Bombeiros, André Luiz Souza da Silva. Formado em direito, André é mestre em Administração e Estratégia, tem experiência em licitações, consultoria, gestão pública e advocacia.



SERVIÇOS PARA