​Autismo é tema de palestra para servidores da PMVV


De: Secretaria de Administração
Texto: Rubia Medina| Foto: Assessoria
Criado: 19 de abril de 2022

Em comemoração ao mês do Autismo, a Prefeitura de Vila Velha, por meio da Secretaria de Administração, realizou uma palestra mais que especial sobre o tema. Além disso, os servidores puderam trocar experiências na roda de conversa sobre o assunto.

A palestra “Autismo: da Infância ao Adulto” foi ministrada pela pedagoga e neuropsicopedagoga Claudia Rodrigues dos Reis. Durante a palestra, Claudia pode falar da sua experiência, pois ela também é autista e mãe de dois autistas: “O autismo não é uma doença, é uma condição. Não somos portadores do transtorno do espectro autista, temos essa condição. Quando você porta alguma coisa, você pode se livrar dela. O autismo não”, ressalta.

Claudia frisa que ainda tem muito preconceito na sociedade: “Temos uma identidade, temos um DNA e precisamos ser respeitados. Será que autista não pode fazer faculdade? Não pode se casar? Somos capazes de enfrentar o mundo e conquistar tudo que queremos”, afirma.

O servidor Eduardo De Freitas não pensou duas vezes em participar da palestra: “Vim, pois quero aprender mais sobre o tema. Tenho um sobrinho com 28 anos que é autista. Esse tema é muito importante. As pessoas precisam ter conhecimento do que é o autismo e, principalmente, como lidar com ele”, afirmou.

Assim como Eduardo, Flávia Possato também achou o tema importante para ser discutido. “Atualmente o autismo está sendo mais discutido, mas mesmo assim muitas pessoas não sabem lidar. Palestras como essas são extremamente importantes, pois trocamos experiências”, expressa.

O encontro aconteceu nesta terça-feira (19), no auditório da Prefeitura de Vila Velha.



SERVIÇOS PARA