​Pessoas com Fibromialgia recebem carteirinha de atendimento prioritário


De: Secretaria de Saúde
Texto: Gabriela Vescovi| Foto: Antônio Carlos
Criado: 17 de março de 2022

A Prefeitura de Vila Velha, por meio da Secretaria de Saúde, entregou nesta quinta-feira (17) 20 carteiras de identificação para pessoas que sofrem com a fibromialgia, enxergando-os como público especial e dando a eles prioridade no dia a dia. Com a entrega das carteirinhas, esse grupo vai ter atendimento preferencial em supermercados, bancos e estacionamentos, dentre outros serviços oferecidos na cidade de Vila Velha.

A entrega da primeira parte desse passaporte prioritário é feita após a sanção da Lei nº 6227, de dezembro de 2019, que dispõe sobre a obrigatoriedade de atendimento preferencial aos que sofrem com a fibromialgia e a inclusão do símbolo mundial da doença nos atendimentos preferenciais em Vila Velha.

O prefeito da cidade, Arnaldinho Borgo, participou do apoio à causa, sancionando na votação da Lei nº 6200, em julho de 2019, que instituiu o “Dia da Fibromialgia” em 12 de maio, sensibilizando a sociedade sobre a existência da doença, e estabeleceu a promoção de palestras que contribuem para a divulgação e conscientização da mesma. 

Agora, como prefeito, ele esteve presente para efetivar o comprometimento com as pessoas que convivem com a fibromialgia. Arnaldinho ainda enfatiza que esta é uma vitória, por garantir que a lei foi cumprida e a espera de anos acabou. 

“Hoje, finalmente, conseguimos dar um passo adiante e entregar as carteirinhas que asseguram os direitos dessas pessoas que sofriam duas vezes, com os males da doença e com o preconceito institucional e social. Com respeito e dignidade, estamos vencendo uma luta que permanecia há mais de 20 anos. Fico feliz por ter participado e votado esse projeto de lei quando ainda era vereador e agora, sanciono como prefeito”, comentou.
 
Avanço na inclusão

A secretária de Saúde, Cátia Lisboa, que também esteve presente na entrega das carteirinhas, falou sobre o mérito desse avanço para priorizar a saúde das pessoas com fibromialgia e favorecê-los na vivência no coletivo: “Nossa equipe se dedicou intensamente para que este grupo tivesse visibilidade perante a sociedade. Com o apoio do prefeito Arnaldinho, conseguimos realizar essa conquista tão esperada pelos portadores dessa doença”, afirma a secretária.

Para Jarina Guimarães, que convive com a doença há três anos, esse passo foi importante para que os portadores da doença sejam vistos com mais reconhecimento e valorização: “Essa carteirinha renovou minhas esperanças. Agora consigo olhar para frente e saber que o poder público está nos apoiando para promover a conscientização das pessoas de que esta doença existe. Sei que posso contar com a equipe de saúde de Vila Velha”, conclui Jarina.

O que é fibromialgia

A fibromialgia é uma doença reumatológica que afeta a musculatura, causando dor. Por ser uma síndrome, essa dor está associada a outros sintomas, como fadiga, alterações do sono, distúrbios intestinais, depressão e ansiedade. A doença acomete até 6% da população mundial e é mais frequente em mulheres.

Orientações

O acesso à carteira que comprove a condição da pessoa com Síndrome de Fibromialgia se dará por meio da abertura de processo no site da Prefeitura de Vila Velha. O cidadão poderá também comparecer ao setor de Protocolo Geral da PMVV para abertura do processo.

Os documentos, digitalizados ou cópias, para abertura do processo de que trata o Art. 1º desta portaria, são os seguintes:

I. Nome Completo;
II. CPF;
III. Cartão do SUS;
IV. Comprovante de Residência atualizado, dos últimos três meses;
V. RG;
VI. Tipo Sanguíneo;
VII. Número de Telefone de Contato;
VIII. Endereço de e-mail;
IX. Nome completo do responsável legal ou do cuidador e telefone de contato para situação de emergência;
X. Laudo firmado por médico especialista, emitido nos últimos 12 meses, comprovando a condição de pessoa com Síndrome de Fibromialgia.



SERVIÇOS PARA


ACESSO RÁPIDO