Para o ano letivo de 2022, a Secretaria Municipal de Educação lançou o IdentidadES, que vai aproximar os alunos da cultura capixaba por meio da literatura. O projeto começou no mês de fevereiro e será finalizado em novembro.
O IdentidadES é desenvolvido dentro das bibliotecas da rede municipal de ensino, num trabalho conjunto entre os bibliotecários, pedagogos, professores e toda a comunidade escolar. O intuito é valorizar o patrimônio histórico-cultural do Estado, a arte local e impulsionar a identificação dos alunos com o espaço em que vivem, fortalecendo o sentimento de pertencimento.
O projeto vai ao encontro do recente investimento da prefeitura na aquisição de 31 mil exemplares de livros capixabas. São 80 obras, de 44 escritores diferentes, que passaram a integrar o acervo das bibliotecas municipais.
A coordenadora de Bibliotecas Escolares, Eliana Terra, explicou que o trabalho com a literatura local é uma demanda da Secretaria Municipal de Educação: “Está no nosso plano pedagógico trabalhar a cultura e o pertencimento do nosso Estado. A literatura vem para impulsionar isso. Agora, com a aquisição dessas obras em conjunto com o projeto IdentidadES, vamos conseguir potencializar nossas ações”, explicou.