Notícias > Secretaria de Cultura e Turismo

​Projeto Praia Legal retoma suas atividades de acessibilidade à praia

Publicado em: 13 de dezembro de 2021
Texto: Luiz Eduardo Neves
Foto: Adessandro Reis

A Praia da Sereia agora tem certificação internacional e também passa a contar novamente com o Praia Legal. Na manhã desta segunda (13), o programa retomou as atividades voltadas para a inclusão social das pessoas com mobilidade reduzida, por meio da acessibilidade à praia. 

O Praia Legal vai funcionar, inicialmente, toda segunda, quarta e sexta, das 8 às 14h, de forma gratuita. As inscrições dos usuários serão realizadas no local. 

Serão realizados aproximadamente 50 atendimentos por dia, por 10 guarda-vidas e três auxiliares. A iniciativa conta com três cadeiras de rodas flutuadoras.

“Maravilhoso. Muito bom. Me exercitar na água é bom demais”, afirmou o já usuário do serviço e paratleta Marcos Vinicius, que retornou logo no primeiro dia da reabertura. 

Para Cássia Brandão, mãe do usuário Rafael, “este é um projeto que proporciona lazer e alegria para nós. Na idade dele já não tem escola, nem outras interações. Então isso aqui é a vida dele”.

O projeto está situado no trecho da Praia da Costa conhecido como Curva da Sereia (próximo ao Clube Libanês), em razão da tipologia da área, caracterizada por uma formação rochosa que mantém o mar calmo e com poucas ondas, além uma faixa de areia que propicia atividades esportivas e de lazer.

Readequações 

Para qualificar ainda mais a recepção das pessoas com deficiência, o ponto de ônibus que atende a área foi realocado e recebeu abrigo adaptado. 

“Antes, o usuário acessava ou descia do coletivo em um trecho de calçada curto e sem abrigo. Ainda atravessava por uma área de estacionamento. No novo ponto, o acesso é direto no calçadão, com sombra e assento”, pontua o secretário de Turismo, Esporte e Cultura, Paulo Renato Fonseca Junior. 

Os guarda-corpos do calçadão foram revitalizados e a base do Praia Legal - cujas atividades foram suspensas desde o início da pandemia -, recebeu nova cobertura, revestimento do piso, equipamentos e sinalização. 

De acordo com o subsecretário de Esporte, Fábio Luiz, “essas intervenções criaram condições para que todos os cidadãos possam usufruir de lazer e convívio social de maneira equitativa em Vila Velha”.