​Crai Vila Velha completa 1 ano de funcionamento


De: Secretaria de Saúde
Texto: Milene Miguel| Foto: Antônio Carlos
Criado: 21 de dezembro de 2021

Foi com muita música e alegria que os idosos e colaboradores do Centro de Referência de Atenção ao Idoso (Crai) foram recebidos na manhã desta terça-feira (21). O motivo, a comemoração do 1° aniversário do serviço em exercício. 

O Crai é uma unidade especializada, que oferece atendimento em geriatria e gerontologia, destinado a pessoa idosa, com idade igual ou superior a 60 anos, moradores do município de Vila Velha, com agravos de saúde e comprometimento da capacidade funcional (autonomia e independência), por doenças não transmissíveis e incapacitantes comuns no envelhecimento.

Para a secretária de Saúde, Cátia Lisboa, esse momento é de grande importância para marcar o aniversário de um serviço tão importante para a população idosa

“Sabemos das limitações, dificuldades e necesidades dessa população. Não fazemos saúde sozinhos, são pessoas que tem história pra contar, dividir e acrescentar. Somos um dos únicos municípios que possui o serviço e vamos continuar trabalhando, sem medir esforços,  para dar ampla cobertura a esses munícipes”, disse. 

Excelência no atendimento 

Moradora do Aribiri, Joana dos Santos, 64, diz se sentir muito bem acolhida quando frequenta o serviço. 

“Gosto de ser atendida aqui, todas as pessoas são simpáticas, me tratam muito bem toda vez. Gosto que me ligam pra avisar da consulta, porque sou esquecida”, revela. 

CRAI

O Centro de Referência de Atendimento ao Idoso está capacitado para atender demandas como: incapacidade cognitiva (depressão, delírio, demência); instabilidade postural (alteração da marcha e equilíbrio, dificuldade de deambulação e histórico de quedas recorrentes); incontinência esfincteriana (urinária ou fecal); iatrogenia; incapacidade comunicativa; doença de Parkinson ou Parkisonismo; sequela de AVC; histórico de internações recentes; dificuldade de mastigação e/ou deglutição e engasgos com tosses recorrentes.

Funcionamento 

De segunda a sexta, de 7 às 19h, com agendamento programado e sempre encaminhado pela Unidade Básica de Saúde, através do setor de Regulação da Secretaria de Saúde do Município de Vila Velha.
End: Av. Jerônimo Monteiro, 1.286. Centro. Vila Velha/ES. CEP: 29.100-320.
Tel: (27) 3311.5646
E-mail: crai@vilavelha.es.gov.br



SERVIÇOS PARA