A Prefeitura de Vila Velha, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, iniciou na manhã desta segunda-feira (13), na orla de Itaparica, o Plano de Recuperação de Área Degradada (PRAD). A atividade será executada pela empresa Grand Construtora e Incorporadora, contemplando 1.250 metros de orla.
A área em questão será isolada com mourão de eucalipto tratado e corda de sisal. As peças (mourão e corda sisal) do cercamento atual serão substituídas, mantendo o padrão existente. Haverá ainda plantio de espécies vegetais, mas serão garantidos os acessos à praia entre as áreas de plantio.
Segundo o secretário de Meio Ambiente, Ricardo Klippel Borgo, o objetivo principal é recuperar a vegetação nativa do local, visando preservar a biodiversidade deste ecossistema. “A restinga é capaz de fixar a areia da praia, impedindo que ventos fortes a desloquem para o calçadão e ruas, causando transtornos. Esta importante função previne o avanço do mar em direção à infraestrutura urbana, evitando assim a erosão”, explicou.
O secretário pediu também a compreensão de todos os moradores da região e banhistas, “para que juntos possamos construir uma orla mais segura, limpa e equilibrada ambientalmente”, concluiu.
A execução do Projeto faz parte de cumprimento de sentença proferida dentro dos autos da Ação Civil Pública N°5008230-82.2020.4.02.5001/ES, a ser cumprida através da Licença Municipal de Instalação N° 004/2021.