Notícias > Secretaria de Educação

​Projeto “Entre Versos e Rimas” retorna em sua sexta edição

Publicado em: 03 de maio de 2021
Texto: Brenda Scota
Foto: Assessoria

O concurso literário “Entre Versos e Rimas”, da Secretaria Municipal de Educação, retorna em sua sexta edição. As inscrições vão desta segunda-feira (03) até o dia 31 de maio e podem participar servidores da Educação e alunos desde a Educação Infantil até o Ensino de Jovens e Adultos (EJA).

A subsecretária Pedagógica, Jocilene Gadioli, abordou a necessidade de projetos como este: “É muito importante para a comunidade escolar, principalmente em tempos de pandemia. É por meio da arte e da literatura que podemos nos expressar, desenvolvendo além das habilidades de leitura e escrita, as habilidades sócioemocionais. A Secretaria apoia todos os projetos que contribuem para que a aprendizagem seja significativa”, pontuou.

O regulamento está disponível na plataforma “Escola Tá ON”, assim como a ficha de inscrição, que deve ser preenchida com orientação de um professor ou bibliotecário. A produção precisa estar contemplada em algumas das seis categorias existentes. São elas: "Poema", "Memória literária", "Crônica", "Desenho", "Clique da diversidade histórica, cultural e religiosa do Espírito Santo" e, por último, "Texto e desenho coletivo".

A novidade este ano é em relação à última categoria, de "Texto e desenho coletivo", que é para os alunos da Educação Infantil. Neste ano, a produção deve ser feita em conjunto com a família do estudante. A gerente de Projetos Educacionais, Flávia Mendes, ressaltou a importância da participação do núcleo familiar: “Esperamos que os responsáveis estimulem seus filhos a participarem do projeto. É a oportunidade dos nossos alunos expressarem seus sentimentos de forma libertadora e olhando para o próximo com empatia”, declarou.

Os critérios de avaliação para a seleção das produções a serem publicadas serão referentes à adequação do gênero, adequação do tema e marcas de autoria. Além disso, para as produções textuais serão avaliados a escrita, coesão e coerência. Já para os desenhos, será levado em consideração a criatividade, impacto visual e comunicação (referente à transmissão de ideia e universalidade). A Comissão Julgadora é formada por artistas e educadores do município, além de membros da Academia de Letras de Vila Velha.

O resultado da seleção será divulgado na primeira quinzena de julho. Todos os participantes que tiverem sua produção escolhida irão receber cinco exemplares do livro e uma medalha, além de participar de um sorteio com vários prêmios, no dia do lançamento do livro.

O “Entre Versos e Rimas” teve início em 2015, com 110 inscrições. Sua popularidade foi aumentando, chegando a ter 1.100 inscritos na 5ª Edição, como informou Eliana Terra, a organizadora do concurso desde sua primeira edição. “A popularidade do projeto é percebida com o aumento gradativo das inscrições. E o sucesso dele se dá porque a leitura, a escrita e a arte se misturam e os estudantes e servidores das escolas são considerados sujeitos protagonistas, ativos e participativos”, ressaltou.