Ex-depósito de lixo vai abrigar viveiro de plantas, horta e pista de motocross


De: Secretaria de Serviços Urbanos
Texto: Paulo Borges Filho| Foto: Fabricio Lima
Criado: 04 de agosto de 2020

Viveiro de plantas, parque infantil, horta comunitária, academia popular, pista de motocross e bicicleta, campo de futebol society, pista de caminhada e até um “Deixe Aqui” (local destinado para o descarte de resíduos). Tudo isso está sendo construído pela Prefeitura de Vila Velha numa área de 22.000 mil metros quadrados localizada na Rua Vitoria, nº 13, no bairro Vila Guaranhus.

Na manhã desta terça-feira (4), a secretária municipal de Serviços Urbanos, Marizete de Oliveira Silva, acompanhada da subsecretária Maria Cândida Donatelli e moradores visitaram o local.    

Historicamente, o terreno servia como deposito de lixo e descarte irregular de entulhos e inservíveis, causando grande incômodo aos munícipes. A área pertence à Superintendência dos Projetos de Polarização Industrial (SUPPIN), o que tornava inviável o município realizar qualquer ação no local. Em 2018, a prefeitura assinou um termo de comodato por 25 anos. Somente em 2019, foi possível iniciar a ocupação do local.

De acordo com Marizete, o local já recebeu as primeiras melhorias, como a implantação do projeto de compostagem verde, limpeza, aterro e terraplenagem. Foi necessário o licenciamento ambiental para a implantação das atividades.

“Estamos na reta final de ocupação da área, uma antiga reivindicação dos moradores do entorno do terreno, que será utilizado agora para atividades de lazer, esportivas, sociais e ambientais. Vamos acabar com mais um ponto viciado de lixo, que causava transtorno e prejuízo, já que a prefeitura tem que limpar constantemente o local”, concluiu a secretaria.      

Ainda segundo a secretaria toda estrutura construída no terreno está sendo viabilizada utilizando materiais que iriam para o aterro sanitário, como restos de construção civil, pneus usados, tocos de árvores suprimidas, dentre outros.

O município está utilizando recursos que já constam nos contratos das empresas de limpeza urbana e de manutenção de áreas verdes, além da parceria de empresários locais que estão ajudando com aterro da área e perfuração de um poço artesiano.



SERVIÇOS PARA


ACESSO RÁPIDO