Vila Velha avança na gestão das políticas de igualdade racial


De: Secretaria de Governo e Coordenação Institucional
Texto: Gustavo Andrade| Foto: Divulgação
Criado: 03 de julho de 2020

Nesta sexta-feira (3) é celebrado o Dia Nacional de Combate à Discriminação Racial. A data é um estímulo para provocar a reflexão, a fim não só de que todas as pessoas tenham seus direitos garantidos como também se unam para lutar contra o preconceito.
 
E em Vila Velha, com o intuito da promoção da igualdade racial, na atual gestão foi criada a Coordenação de Promoção da Igualdade Racial, que tem como objetivo trabalhar a questão étnica racial no âmbito municipal e colocar em prática as leis vigentes.
 
Além disso, foi instituído o Conselho de Promoção da Igualdade Racial. A principal atribuição do conselho é atuar como órgão fiscalizador e também na formulação de políticas públicas de promoção da igualdade racial no âmbito do município. Por fim, foi criado também o programa “Vila Velha Afroempreendedora”, que incentivará a criação de novas opções renda e empreendimento.
 
O coordenador de políticas da igualdade racial da Semgov, Evan Halei, diz a criação da coordenação e do conselho deu visibilidade a esta importante temática. "A Prefeitura construiu canais de diálogo entre o poder público e a sociedade civil, dando participação efetiva aos projetos da Coordenação Municipal de Promoção de Igualdade Racial", avaliou.

E concluiu: "Entendemos que a sociedade só irá avançar e banir a discriminação ou o preconceito racial no nosso meio a partir do momento que reconhecermos a existência do racismo estrutural e institucional e termos a convicção do que se trata".
 


SERVIÇOS PARA


ACESSO RÁPIDO