Seguro Desemprego: Cresce número de solicitações do benefício via internet


De: Secretaria de Desenvolvimento Econômico
Texto: Érico Miranda| Foto: Divulgação
Criado: 05 de julho de 2020

A utilização das plataformas eletrônicas na solicitação do Seguro Desemprego teve um grande salto em Vila Velha. Em janeiro de 2020, apenas 16,1% dos trabalhadores solicitaram o benefício por meio de site ou aplicativo. Em junho deste ano este número chegou a 73,1%, de acordo com dados do Painel do Seguro Desemprego, do Governo Federal (Ministério da Economia).

“Esse aumento expressivo do número de solicitações nas plataformas eletrônicas no município é resultado de ações adotadas pela Prefeitura para facilitar o acesso a serviços, benefícios e informações por parte dos profissionais. Criamos a página ‘Trabalha Vila Velha’ e também lançamos, durante a pandemia, o atendimento via Whatsapp por parte do Sine de Vila Velha (confira mais informações abaixo)”, afirma o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, André Abreu de Almeida. 

Somente em junho ocorreram 2 mil solicitações de Seguro Desemprego em Vila Velha, 1,4 mil delas pela internet e 600 por meio do serviço presencial, de acordo com dados da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico.

Sine no Whatsapp

Em decorrência da pandemia do novo Coronavírus, o Sine de Vila Velha realiza o atendimento ao trabalhador através do WhatsApp: (27) 98882-3987. Para mais informações, também é possível entrar em contato pelo e-mail sine@vilavelha.es.gov.br ou pelo telefone (27) 3139-9904.

Porém, a agência também executa o atendimento ao público de forma presencial, das segundas às sextas-feiras (úteis), de 8 às 12 horas, após agendamento prévio, de forma individualizada, para evitar aglomerações, em consonância com as recomendações das autoridades de Saúde, em consequência da pandemia do novo coronavírus.

“As novas tecnologias vieram para ajudar. Elas formam uma tendência irrevogável. Vila Velha está avançando com a criação de aplicativos e no acesso a informações de forma remota. Nosso olhar também é voltado para ajudar aqueles munícipes que não possuem acesso ou tem pouca habilidade para lidar com a internet. Sendo assim, mantemos um plantão de atendimento exclusivo para as demandas dos trabalhadores”, declarou o coordenador do Sine de Vila Velha, Scharlles Silva.

Trabalha Vila Velha

Na página “Trabalha Vila Velha”, profissionais e também empregadores poderão obter informações sobre vagas de emprego (por meio de um alerta disparado aos e-mails ou telefones celulares cadastrados), agendamento para o seguro desemprego, ofertas de cursos de qualificação profissional e espaço para comentários e sugestões

Lançada no dia 23 de maio deste ano (na data de aniversário do município e no Mês do Trabalhador), a página “Trabalha Vila Velha” (que pode ser acessada AQUI) também fornece orientações sobre o Seguro Desemprego. O trabalhador pode obter mais informações sobre o benefício no aplicativo Carteira de Trabalho Digital (no AQUI ) ou no site (clique AQUI)


SERVIÇOS PARA


ACESSO RÁPIDO