Planos de saúde devem providenciar teste sorológico para detecção da Covid-19


De: Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Secretaria de Saúde
Texto: Érico Miranda| Foto: divulgação
Criado: 13 de julho de 2020

Você sabia que o teste sorológico, mediante prescrição médica, para a Covid-19 passou a ser uma das coberturas obrigatórias dos planos de saúde a partir do final de junho? A informação é reforçada pela Prefeitura de Vila Velha aos consumidores, com base na Resolução nº 458/2020, da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).
 
“O consumidor tem o direito de exigir da operadora de plano de saúde que forneça o teste sorológico para a detecção da Covid-19. Além disso, o contratante também pode solicitar os medicamentos indispensáveis para o controle e tratamento da doença, conforme prescrição do médico responsável pelo paciente”, afirma Diego Coutinho, coordenador de Fiscalização do Procon de Vila Velha, vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico.
 
Mas, o serviço de testagem para a detecção do novo Coronavírus (nos segmentos ambulatorial, hospitalar – com ou sem obstetrícia – e de referência, somente quando o usuário tenha apresentado ou apresente sintomas da doença que são especificados abaixo e constam na Resolução 458/2020 da ANS:
 
Síndrome Gripal: quadro respiratório agudo, caracterizado por sensação febril ou febre, acompanhada de tosse ou dor de garganta ou coriza ou dificuldade respiratória.
 
Síndrome Respiratória Aguda Grave: desconforto respiratório/dificuldade para respirar ou pressão persistente no tórax ou saturação de oxigênio menor do que 95% em ar ambiente ou coloração azulada dos lábios ou rosto.
 
Como denunciar
 
Caso haja o descumprimento por parte do plano de saúde, o Procon de Vila Velha orienta que sejam feitas reclamações e denúncias nos canais de atendimento ao consumidor do órgão, por meio do Whatsapp, no número (27) 98823-7864, de segunda-feira à sexta-feira, das 8 às 12 horas. As denúncias também poderão ser feitas no e-mail procon@vilavelha.es.gov.br, bem como nos telefones (27) 3388-4138 ou (27) 3388-4139. A plataforma www.consumidor.gov.br também possui um serviço público que permite diálogo entre consumidores e empresas, para a solução de conflitos de consumo.


SERVIÇOS PARA


ACESSO RÁPIDO