Nova iluminação do Convento e reforma no Farol Santa Luzia impulsionam Turismo


De: Secretaria de Desenvolvimento Econômico
Texto: Érico Miranda| Foto: Felix Falcao
Criado: 30 de julho de 2020

O maior e mais importante ponto turístico e religioso do Espírito Santo está em Vila Velha. Em setembro de 2018, o Convento da Penha passou a contar com um moderno sistema de iluminação monumental, totalmente em LED, após intervenções feitas com um investimento de R$ 2,4 milhões da Prefeitura.
 
Além dos 100 pontos de iluminação em LED, o Convento da Penha, localizado na Prainha, também passou a contar com Wi-Fi gratuito. O projeto foi executado em parceria com a Província Franciscana, com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional no Espírito Santo (IPHAN-ES) e com o Instituto Modus Vivendi – contratado para executar a obra de instalação, que também gerou uma economia de 50% no consumo de energia elétrica. O trabalho executado é semelhante ao adotado no Cristo Redentor (Rio de Janeiro) e em outras grandes cidades, como Paris. 
 
Outro importante ponto turístico de Vila Velha, o Farol Santa Luzia, Praia da Costa, também passou por intervenções estruturais importantes em 2018.
 
O local passou por reforma, restauração e pintura externa. Antes da pandemia do novo Coronavírus, em média, mensalmente, 4 mil pessoas visitavam o Farol Santa Luzia.
 
“Vila Velha é importantíssima para o Turismo nacional. Anualmente, milhares de pessoas visitam o município, dotado de belezas naturais e de monumentos históricos. A Prefeitura de Vila Velha tem investido em melhorias e na manutenção desses locais”, declarou o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, André Almeida.
 
Centros de Atendimento ao Turismo
 
Nos últimos dois anos, a Prefeitura de Vila Velha inaugurou três Centros de Atendimento ao Turista (CAT), no Shopping Boulevard (Jockey de Itaparica), Igreja do Rosário (Prainha) e Farol Santa Luzia.
 
Nestas unidades, são fornecidas orientações e informações referentes ao Turismo de Vila Velha e comercializados produtos de artesãos, artistas e empreendedores locais.
 
A pandemia do novo Coronavírus modificou as relações humanas e promoveu ações mais intensas de prevenção. Por ser um município turístico e histórico, Vila Velha promoveu diversas ações de programas para receber visitantes e turistas. A Prefeitura lançou selos de qualidade, em prol da saúde dos consumidores e desenvolvimento da economia da cidade.
 
Selos de qualidade
 
Uma das certificações desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Semdec) foi o selo de qualidade “Estabelecimento Limpo e Seguro”, para hotéis, pousadas, bares, restaurantes e lanchonetes.
 
Antes da pandemia, a Semdec havia desenvolvido o “Selo de Qualidade Turística e Sanitária” e também o “Serviço de Inspeção Municipal-SIM”, voltado a empresas que trabalham com produtos de origem animal.





SERVIÇOS PARA


ACESSO RÁPIDO