Covid-19: Inquérito Sorológico em 13 bairros nesta segunda-feira (27)


De:
Texto: Marcelo Martins| Foto: Divulgação
Criado: 25 de julho de 2020

A população de 13vbairros de Vila Velha volta a ser testada nesta segunda-feira (27) até quarta-feira (29) para detecção de anticorpos do novo coronavírus (Covid-19). Esta é o segundo bloco de quatro fases do Inquérito Sorológico organizado pelo Governo do Estado em parceria com o município, que montou 13 equipes envolvendo 55 profissionais para realização do serviço em domicílios.
 
Os trabalhos irão ocorrer nos seguintes bairros: Balneário da Ponta da Fruta, Interlagos I, Ibes, Aribiri, Jardim Marilândia, Nossa Senhora da Penha, Cobilândia, Divino Espírito Santo, Prainha, Centro, Santa Mônica Popular, Ilha das Flores e Jockey de Itaparica.
 
A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) informa que as equipes estão devidamente identificadas com crachás e usarão equipamentos de proteção individual (EPI).
 
Para dúvidas sobre a identificação do agente da saúde, o morador deve ligar para o 162 e conferir rapidamente se a pessoa que está na porta da sua residência faz parte da Secretaria Municipal de Saúde, pois haverá uma relação de nome dos funcionários para garantir uma maior segurança. A partir daí será possível realização da testagem.
 
Inquérito Sorológico
 
Para a testagem, a Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo realizou um sorteio prévio do morador que responderá o questionário aplicado pelos pesquisadores. O sorteio faz parte da metodologia do estudo que irá garantir um resultado mais próximo do real.
 
A coleta é feita de duas gotas de sangue do morador sorteado para um teste rápido. O resultado fica pronto entre 15 a 20 minutos. O teste vai verificar se essa pessoa já entrou ou não em contato com o coronavírus.
 
Caso o paciente sorteado seja positivo, os outros moradores do imóvel serão testados. Apenas a pessoa que fará o teste rápido será entrevistada. Se a equipe de saúde encontrar residentes com sintomas respiratórios, independentemente do resultado do teste, essa pessoa será orientada ou, se necessário, encaminhada para o atendimento em unidade que seja referência para a doença.


SERVIÇOS PARA


ACESSO RÁPIDO