Trânsito: Intervenções vão modernizar Avenida Saturnino Rangel Mauro


De: Secretaria de Defesa Social e trânsito
Texto: Gustavo Andrade| Foto: Fabricio Lima
Criado: 29 de junho de 2020

A Avenida Saturnino Rangel Mauro, importante via de Vila Velha, que dá acesso aos bairros de Itapuã, Itaparica, Coqueiral de Itaparica, Praia das Gaivotas e outros, passará por intervenções de sinalização e trânsito visando diversos benefícios para os munícipes, entre os quais: modernização, melhoria da fluidez para os automóveis e mais segurança para pedestres e ciclistas.
 
A Engenharia de Trânsito de Vila Velha fará as alterações com investimentos em nova sinalização horizontal e vertical para o novo manejamento de tráfego previsto, obras físicas nos cruzamentos para ampliação de calçadas e urbanização do espaço, além de implantação de lombofaixas, caso necessárias. As ações na via atendem à reivindicação da comunidade local e serão iniciadas ainda este ano.
 
De acordo com o secretário municipal de Defesa Social e Trânsito, cel. Oberacy Emmerich Junior, essas intervenções são necessárias devido ao crescente volume de tráfego nas vias ligadas à Avenida Saturnino Rangel Mauro. "Estamos humanizando o entorno desse corredor de fundamental importância para a mobilidade de Vila Velha, para facilitar o escoamento do fluxo de saída dos bairros cortados pela avenida", destacou.
 
Esse aumento de veículos se deve ao crescimento de edifícios residências e de serviços, tendo ainda na região terminais rodoviários e um shopping center.
 
Intervenções previstas

Segundo diretrizes municipais, após convênio com o Governo do Estado, a Avenida Saturnino Rangel Mauro deverá se transformar em um corredor de transportes de interesse metropolitano, funcionando em binário com a Rodovia do Sol. Esse modelo funcional irá resultar em dois eixos paralelos de “caixas” semelhantes, com calçadas mais largas, e mais seguras em razão da operação em mão única.
 
Para cumprir esse papel de corredor de longo alcance, em consonância com a diretriz de Governo, a via deverá apresentar maior fluidez, poucas interrupções de fluxos, e as áreas de conflito devem ser mitigadas mediante tratamento especifico de traffic calming (moderação do tráfego), sobretudo nos cruzamentos com as vias transversais locais.
 
Com essa ótica, a Engenharia de Trânsito fez um projeto no qual, no trecho de mão dupla, as vias transversais à Avenida Saturnino Rangel Mauro passarão a operar em binário, como já vem sendo em praticamente todo o restante da avenida. Com esse projeto haverá um movimento a menos em cada cruzamento, com uma maior organização de fluxos e redução das “disputas”.
 
Além disso, nos cruzamentos, para facilitar a visibilidade dos veículos que pretendem entrar na via ou cruzá-la, está indicada uma ampliação de calçadas fazendo com que os veículos possam avançar um pouco mais na interseção, protegidos pelo avanço de calçadas antes de decidirem adentrar no corredor, da mesma forma que, para os pedestres, esses avanços contribuem para reduzir suas distâncias de caminhada na travessia da pista. Essa medida pode ser adotada em toda a extensão da via, prioritariamente nos cruzamentos de maiores conflitos.
 
A hierarquia viária ficará definida então por meio da velocidade estabelecida e das medidas de traffic calming implantadas. Deverão ser estudados, especificamente onde for elevada a circulação de pedestres ou onde for muito intenso o tráfego de veículos, a implantação de lombofaixas (nas transversais – vias secundárias) para abrigar os pedestres e reduzir a velocidade de entrada no cruzamento.


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