Prefeitura renova Termo de Colaboração com instituições sociais


De: Secretaria de Assistência Social, Secretaria de Gabinete
Texto: Érico Miranda| Foto: divulgação
Criado: 26 de junho de 2020

O prefeito Max Filho assinou nesta sexta-feira (26) a renovação, por mais 12 meses, do Termo de Colaboração com instituições sociais inseridas no contexto do Terceiro Setor. Serão investidos R$ 730 mil no atendimento a pessoas com deficiência, crianças, adolescentes e outros públicos.
 
As entidades contempladas com a renovação do Termo de Colaboração, assinada na sede administrativa da Prefeitura de Vila Velha, em Coqueiral de Itaparica, são: União de Cegos Dom Pedro II (Unicep); Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Vila Velha; Instituto Social Esperança; e Casa Lar Fraternidade e Oração.  
 
“É uma alegria renovar essa parceria. A gestão pública passou por mudanças em sua parceria com o Terceiro Setor, devido às modificações implementadas pela Lei Federal 13.019/2014”, afirmou o prefeito Max Filho.
 
A Prefeitura de Vila Velha acerta os últimos detalhes para a inauguração da Casa dos Conselhos, na antiga Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM), Centro. A unidade é protagonista no trabalho de acompanhamento, assessoria e gestão dos conselhos municipais, de acordo com a Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS). Foram investidos R$ 429.583,14 na reestruturação do prédio.
 
“A renovação do compromisso com as instituições sociais é importante para os Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos executados nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras). No caso específico da Casa Lar Fraternidade e Oração o trabalho é de abrigamento de crianças. A inauguração da Casa dos Conselhos também será um marco importante implementado pela atual gestão na defesa e implementação de políticas públicas voltadas a públicos diversos”, declarou a secretária municipal de Assistência Social, Ana Cláudia Simões.
 
Entidades do Terceiro Setor comemoraram a renovação do Termo de Colaboração com a Prefeitura de Vila Velha. “É um ato que fortalece o trabalho de atendimento social no município. Agradeço o empenho da atual gestão”, disse Carlos Ajur, presidente da Unicep.
 
O Terceiro Setor
 
O Primeiro e o Segundo Setores são formados pelo Poder Público e empresas privadas, respectivamente. Já o Terceiro Setor é composto por organizações não-governamentais e entidades sem fins lucrativos, que realizam projetos e ações sociais onde o Estado muitas vezes não consegue atuar. 
 
Participantes
 
Também participaram do ato de assinatura da renovação do Termo de Colaboração: o presidente do Conselho Municipal de Assistência Social de Vila Velha (COMASVV), Antônio Rubens Correia Costa; as representantes da Apae de Vila Velha, Sônia Schneider (presidente), Ligia Andreati (coordenadora da entidade) e Letícia Goldner (assistente social da Associação); os integrantes da Unicep Simone Valim Gonçalves (assistente social) e Rafael Costa dos Santos (terapeuta ocupacional); padre Geraldo Magela (Paróquia Nossa Senhora dos Navegantes/Barra do Jucu); Rogério Teixeira Rocha (representante do Instituto Social Esperança); e Bruno Costa (assessor parlamentar do deputado estadual Hércules Silveira – Doutor Hércules).


SERVIÇOS PARA


ACESSO RÁPIDO