Pandemia: Serviço psicossocial está sendo oferecido por telefone


De: Secretaria de Saúde
Texto: Marcelo Martins| Foto: Divulgação
Criado: 23 de junho de 2020

Profissionais da Rede de Atenção Psicossocial da Secretaria de Saúde de Vila Velha (Semsa) estão dando plantão, de segunda a sexta-feira, de 8h às 18h, para prestar apoio às pessoas que busquem suporte emocional, podendo direcioná-los aos serviços de saúde em casos em que sejam necessárias outras intervenções.
 
O atendimento remoto ocorre por meio do telefone. Para isso, estão disponíveis dois números: (27) 3349-3194 e (27) 3389-5268, por meio dos quais psicólogos e assistentes sociais acolhem aqueles que se encontram em sofrimento psíquico durante o período de isolamento social.

A suspensão temporária das consultas eletivas nos diversos serviços de saúde, por ocasião das medidas de contenção e isolamento social devido à pandemia de Covid-19, levou a Semsa a adotar esse procedimento alternativo para não deixar a população desassistida na área da saúde mental.

Monitoramento presencial

Mas, o atendimento não se restringe apenas aos usuários que procuram orientação de forma espontânea através de ligação. O serviço também se estende para pacientes que já eram monitorados por meio de contatos telefônicos. E em ambos os casos, caso exista a necessidade de um atendimento mais próximo, pode haver marcação de consulta para monitoramento presencial.

Já aqueles usuários que possuem alguma espécie de transtorno mais grave, e que se encontre em situação de crise, demandando, assim, uma maior atenção por parte dos profissionais estão sendo encaminhados, em se tratando do público infantil, ao Pronto Atendimento do HEIMABA e, no caso de adultos, ao Hospital Estadual de Atenção Clínica (HEAC).

É necessário informar, porém, que para orientação e contato com estes profissionais é importante o contato inicial para as unidades de saúde e para o CAPS, respeitando os princípios de distanciamento social e evitando a circulação e aglomeração de pessoas nesses locais


SERVIÇOS PARA


ACESSO RÁPIDO