Aproveite! Reta final para pagamento com desconto de 8% no IPTU


De: Secretaria de Finanças
Texto: Luiz Brumana| Foto: Paulo Borges Filho
Criado: 09 de junho de 2020

Reta final para quem quiser pagar o IPTU 2020 de Vila Velha com 8% de desconto na cota única. Isso porque o prazo vence na próxima quarta-feira (10). Os boletos já foram entregues nas residências, mas quem quiser ter acesso na versão digital basta baixar pelo site da Prefeitura, clicando AQUI.

Também nesta quarta-feira (10), vencem a primeira parcela do IPTU, para aqueles que optarem por parcelar, e também da cota de lixo. Todas as tarifas podem ser pagas pelo Banestes, Caixa Econômica, Banco do Brasil e, este ano, também pelo Sicoob, instituições financeiras que se interessaram em ofertar o serviço e atenderam às normas do chamamento público aberto pela PMVV.

Foram disponibilizados nos boletos QR Code e códigos de barra, os quais possibilitam o pagamento por meio de aplicativos dos respectivos bancos, evitando que grande parte dos contribuintes tenham que sair de casa.

Vale ressaltar que, tradicionalmente, o vencimento ocorria no mês de abril. Mas, a prorrogação para junho ocorreu visando minimizar os impactos para a economia doméstica dos cidadãos canelas-verde em meio à pandemia de Covid-19, Coronavírus.

“O IPTU foi prorrogado para dar um fôlego às famílias durante período do COVID-19 e quem optar pela conta única terá um desconto expressivo de 8% no valor total do IPTU, especificamente. Isso ajuda o contribuinte e a municipalidade, já que muitas ações da saúde, por exemplo, dependem dos recursos do IPTU”, explicou o secretário municipal de Administração e Finanças, Rafael Gumiero. 

Pelas regras, se o valor do IPTU for até R$ 50, relativo a garagens, deve ser efetuado o pagamento em cota única. Já a partir de R$ 50,01 (garagem) pode ser parcelado em seis vezes, ficando atento às datas de vencimentos mensais.

A policial militar Laiara Gotardo, 30 anos, optou pelo pagamento do IPTU em cota única por meio do celular. "Achei mais cômodo e muito mais rápida, em poucos minutos já havia pago", opinou.

Boleto Digital

Além de disponível no portal da PMVV, em apenas um minuto é possível acessá-lo pelo WhatsApp. Basta salvar o número (27) 99802-5324 e, ao digitar a palavra IPTU, você recebe um link direto para conseguir baixar o boleto. 

Clique, então, no link e escolha a opção carne IPTU, insira o ano 2020, adicione o número da inscrição e o CPF do dono. Após realizar esse processo, digite o código de segurança que aparecerá logo abaixo. O boleto será baixado automaticamente. Lembrando que deve fazer o mesmo com a cota de lixo. É possível, inclusive, verificar o histórico fiscal dos últimos cinco anos.

Calendário

O decreto 50/2020, publicado no Diário Oficial do dia 24 de março, alterou o calendário fiscal dos tributos municipais. Confira o cronograma de vencimentos: 1ª parcela: 10/06/2020; 2ª parcela: 10/07/2020; 3ª parcela: 10/08/2020; 4ª parcela: 10/09/2020; 5ª parcela: 13/10/2020; 6ª parcela: 10/11/2020.


SERVIÇOS PARA


ACESSO RÁPIDO