Nova lei permite instalar microcervejarias artesanais em Vila Velha
Publicado em:
09 de novembro de 2017
Texto:
Renata Fermo
Foto:
Felix Falcão
O prefeito Max Filho sancionou a Lei nº 5.923, que dispõe sobre a instalação de empresas produtoras de cervejas artesanais, o que facilita a instalação de pequenas plantas de microcervejarias em todo o território do município de Vila Velha.
Pela primeira vez, a legislação irá separar o setor de pequenas fábricas da a grande indústria. As microcervejarias serão divididas em quatro categorias: será permitida a criação de brewpubs, (bares que possuem maquinário para produção de cerveja em pequena escala), bares cervejeiros, restaurantes que produzam suas próprias cervejas de forma artesanal e as comercializem e microcervejarias artesanais.
“Essa lei é uma avanço. O que estamos fazendo é criar a atividade econômica da microcervejaria artesanal. Antes, a legislação tratava todas as fábricas com a lógica da grande indústria e é preciso haver flexibilização para acolher os empreendedores, que se formalizam, atraem visitantes e consumidores, contratam funcionários, recolhem impostos e movimentam a economia”, explica o Secretário de Desenvolvimento Sustentável, Idalecio Carone.
“A Prefeitura entende que é um caminho para gerar empregos e consolidar este mercado, que hoje ainda está mais enraizado na região serrana. O que queremos é consolidá-lo como mais um atrativo de Vila Velha”, finalizou.