Coleta seletiva de lixo é implantada na sede da Prefeitura
Publicado em:
22 de novembro de 2017
Texto:
Paulo Borges Filho
Foto:
Felix Falcão
Conscientizar os servidores da Prefeitura de Vila Velha para separar o lixo seco e úmido no prédio administrativo da sede do Poder Executivo Municipal. Este é o objetivo da coordenação de Educação Ambiental da Subsecretaria de Meio Ambiente, que iniciou o trabalho, adequando os setores da prefeitura à legislação de resíduos sólidos. Segundo a coordenadora de Educação Ambiental, Flávia Maciel, a intenção é que todos os prédios da prefeitura façam parte do sistema de recolhimento de resíduos.
“Este projeto teve início em 2015 em 12 escolas do município. Atualmente é uma realidade no prédio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), além das unidades municipais de ensino da região I e V. Vamos ampliar a coleta para todas as unidades até o final de 2018”, ressaltou.
As sacolas de lixo são identificadas pelas cores azul para o lixo seco e preta para o lixo úmido.
Lixo seco (sacola azul) - Podem ser reciclados como: copos descartáveis de plástico, papéis, plásticos, latinhas e até mesmo garrafas de vidro.
Lixo úmido (sacola preta) - São orgânicos, como restos alimentares, guardanapos, frutas, fitas adesivas, filtros de café dentre outros que podem se decompor. Estes são encaminhados ao aterro sanitário. Já os recicláveis são encaminhados à Associação de Catadores REVIVE, que faz a separação adequada para revenda à indústria recicladora.
A coordenação de Educação Ambiental está trocando todas as sacolas das lixeiras do prédio para identificar lixo seco e úmido. Os servidores contribuem jogando o lixo no lugar certo. O meio ambiente agradece.