Morro do Penedo: Prefeitura buscará recursos para projeto turístico


De: Secretaria de Desenvolvimento Econômico
Texto: Syria Luppi| Foto: Comunicação/PMVV
Criado: 08 de junho de 2017

Durante o Junho Verde em Vila Velha – semana de conscientização ambiental promovida pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Semdesu) por meio da Subsecretaria de Meio Ambiente, a Unidade de Conservação do Morro do Penedo comemora 10 anos.  Instituída pelo prefeito Max Filho no mandato anterior (2007), o local ainda aguarda pela implementação do Projeto de Qualificação Turística e Ambiental Monumento Natural Morro do Penedo.
 
Durante a assembleia popular dessa segunda-feira (05), o prefeito destacou a importância do projeto, que foi executado pela empresa Prosul, contratada pela Prefeitura, e que está parado há seis anos. O arquiteto autor do projeto Marcello Lindgren, destacou que a iniciativa foi aprovada pelos conselhos Estadual de Cultura e de Meio Ambiente. “Inclusive, ganhamos o Prêmio Ecologia 2013 promovido pelo Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema)”, completou.
 
O projeto
Marcello Lindgren destacou que projeto conceitual prevê acesso ao parque pelo mar, através da instalação de um pier flutuante que dará acesso à praia do Penedo, além da construção de passarelas suspensas que ficarão sobre a mata, possibilitando a contemplação da vegetação e dos animais nativos. Está prevista também a implantação de Centro de Vivência, trilhas para passeio ecológico, cais flutuante e pórtico de entrada, além da restauração da Casa de Pedra com museu.
 
O projeto prevê que a Unidade de Conservação seja um ponto de visitação para que moradores, turistas, pesquisadores e estudantes tenham a oportunidade de conhecer a biodiversidade do local e contemplar a beleza natural do manguezal de Aribiri e da baia do Espírito Santo. A viabilização financeira do projeto seria por meio das condicionantes ambientais aplicadas a empresas que atuam no entorno do morro, que são Codesa, TVV-Login, Nisibra, CPVV, além de Bandes, Ministério do Turismo (Prodetur) e Governo do Estado.
 “Estou impressionado com o projeto. É belíssimo. Vamos dialogar para buscar todos os  recursos possíveis para tornar essa iniciativa realidade. Vila Velha quer e precisa avançar na área turística e temos aqui uma excelente oportunidade”, falou o prefeito Max Filho.

Conheça melhor o projeto, clicando aqui.

 

Características
Localizado às margens do canal da baía do Espírito Santo, na foz do rio Aribiri, o Monumento do Morro do Penedo foi criado pelo Decreto Nº 071/07 e regulamentado pela Lei Nº 4.930/2010. Em uma área de 187.888,97 m², consiste de um maciço rochoso litorâneo de extrema beleza, de formação granítica e gnáissica e a cobertura vegetal é remanescente da Mata Atlântica.
 
O Morro apresenta em torno de 132 metros de altitude e relevo forte ondulado e escarpado, consistindo em um monumento natural de referência turística e cultural para todo o Estado do Espírito Santo.



SERVIÇOS PARA


ACESSO RÁPIDO