​Igreja do Rosário é reaberta para visitação pública após restauração


De: Secretaria de Esporte e Lazer
Texto: Luiz Eduardo Neves| Foto: Semcom
Criado: 19 de dezembro de 2016

A cultura e a história de Vila Velha receberam mais uma importante ação para preservar o seu legado. A igreja mais antiga em atividade no Brasil, a Igreja do Rosário, que ganhou obras de restauração, foi reaberta ao público nesse domingo (18) em cerimônia que contou com a presença do governador Paulo Hartung e o prefeito Rodney Miranda.
 
Construída em 1535 e considerada um símbolo da colonização do solo espírito-santense, a Igreja do Rosário, na Prainha, recebeu uma série de reparos na estrutura, tratamento de reboco, adaptações de acessibilidade, recuperação de adornos e elementos decorativos, resgate histórico das pinturas artísticas, além de uma reforma completa no telhado e no piso.
 
As obras tiveram início em janeiro de 2016, com investimento de R$ 959.157,00. A empresa responsável pela restauração foi o Instituto Modus Vivendi, que trabalhou em constante diálogo com a comunidade e a Paróquia de Nossa Senhora do Rosário, coordenada pelo Frei Paulo Roberto Pereira.
 
“Foram longos anos de espera, mas é com muita alegria e satisfação que participamos da entrega da obra de restauração da Igreja do Rosário. Também temos outros excelentes exemplos de respeito ao patrimônio histórico da cidade realizados na nossa gestão, como a restauração da Casa da Memória, a reabertura do Teatro Municipal e o Farol de Santa Luzia”, destacou o prefeito Rodney Miranda.
 
De acordo com o governador Paulo Hartung, "o brilho deste importante patrimônio histórico foi restaurado.  As paredes deste lugar são mágicas e reservam a verdadeira  história de nossa sociedade. Quem quer ter um futuro precisa visitar o seu passado, a sua história. A gente precisa dialogar com a nossa história, operar permanentemente no presente e preparar o Espírito Santo para o futuro”.



 

SERVIÇOS PARA


ACESSO RÁPIDO