RESGATES

O RESGATE é um processo de remoção de animal que está devidamente enquadrado nos critérios internos, descritos em nossa regulação interna, de acordo como PPATR (Programa de Padronização, Análise, Tipificação e Resposta de Maus Tratos).​

Desta forma, todas as demandas encaminhadas formalmente via sistema de Ouvidoria, após análise técnica qualificada, o resgate será feito caso o animal se enquadre nos referidos critérios de MAUS TRATOS GRAVES, assim como a disponibilidade em contrato.​

INDICADORES

DESCRIÇÃO OBJETIVA

NUTRICIONAIS

Animais com estado nutricional compatível com desnutrição severa, causada por ação direta do tutor, sendo considerado Maus Tratos Graves, de acordo com o critério descrito no PPATR.

Exemplos: Desnutrição grave, ausência de alimento disponível, alimentos estragados, etc.

AMBIENTAIS

Animais sem ambiente minimamente adequado às suas necessidades básicas, sendo classificado como ambiente hostil, causado por ação direta do tutor, sendo considerado Maus Tratos Graves, de acordo com o critério descrito no PPATR.

Exemplos: Animais presos durante maior parte do tempo, ausência de proteção contra intempéries (chuva e sol), excesso de animais em um mesmo ambiente, tornando incompatível com as necessidades de movimentação, alimentação, defecação e micção.

INTEGRIDADE FÍSICA

Animais com qualquer tipo de lesão física ou aparente que se caracterize por agressão física ou contusão de origem externa, sendo considerados Maus Tratos Graves.

Exemplos: Animais com ferimentos pelo corpo que indiquem agressão externa (seja por mordidas de outros animais ou seja pela crueldade humana).​

SAÚDE FÍSICA

Animais com saúde física comprometida, através de exame físico e/ou laboratoriais e/ou de imagem que estejam indireta ou diretamente ligados aos demais fatores, descritos como Maus Tratos Graves.

Exemplos: Animais doentes de maneira geral, inclusive pela omissão de seus tutores, que são responsáveis pelo tratamento Veterinário.

SAÚDE EMOCIONAL ou ​COMPORTAMENTAL

Animais que possuem qualquer tipo de alteração do padrão comportamental considerado diferente do convencionado, pela atuação direta ou indireta dos demais indicadores alterados, traduzindo-se em expressão emocional ou comportamental convencionada como alterada, descritos como Maus Tratos Graves.

Exemplos: animal com medo excessivo, apático, embotado ou excessivamente agressivo.

RESGATE DE EQUINOS

O RESGATE DE EQUINOS (Cavalos, Mulas, Jegues, Jumentos, etc) é realizado sempre que os animais estiverem soltos em vias públicas, podendo causar acidentes automobilísticos, representando um risco à população em geral.

Também pode ser acionado o resgate destes animais em CASOS DE CRUELDADE ou em CONDIÇÃO DE SOFRIMENTO evidente.

Clique aqui e formalize sua reclamação ou denúncia.

RESGATE DE ANIMAIS DOMÉSTICOS

O atendimento contempla as demandas de maus tratos de animais domésticos, direcionadas pela, Ouvidoria Geral Municipal à Diretoria de Bem Estar Animal (DBEA).

Após recebimento da demanda, um técnico da CBEA vai ao local recomendado, faz a vistoria da ocorrência e procura, de forma educativa e informativa, resolver a situação.​

RESGATE DE FAUNA

O RESGATE DE FAUNA; ou seja, qualquer tipo ou espécie de animais silvestres que estão em locais de fácil acesso, revelando que estão de alguma forma debilitados, já que estes animais mostram-se arredios ao convívio humano e NÃO são domésticos.​

Todos os animais, sejam pássaros, cobras, mamíferos, dentre outros animais que não são domésticos e vivem próximos às florestas ou reservas ambientais forem vistos em locais públicos, deve-se acionar imediatamente o SERVIÇO DE RESGATE, não devendo-se manipular o animal, pois é possível a ocorrência de acidentes graves, incluindo o risco iminente de morte por parte da pessoa desavisada que manipular animais silvestres.​

Também pode ser acionado o resgate destes animais em CASOS DE CRUELDADE ou PRÁTICA ILEGAL DE CAÇA.​

Clique aqui e formalize sua reclamação ou denúncia.