O QUE É POSSE RESPONSÁVEL?

A POSSE RESPONSÁVEL é um Termo utilizado em Bem Estar Animal que indica que o PODER PÚBLICO (PMVV) compromete-se a desenvolver as suas responsabilidades quanto ao papel fiscalizador de Maus Tratos e executor das políticas públicas de Bem Estar Animal, com foco permanente na EDUCAÇÃO AMBIENTAL, modificando a cultura de uma determinada população, e transformando os ANIMAIS DOMÉSTICOS em coabitantes e merecedores de vida digna, sem maus tratos, com RESPONSABILIDADE INTEGRAL dos tutores e cuidadores, através da LEIS FEDERAIS № 9605/1998 e № 14064/2020, e das LEI MUNICIPAL № 6385/2020.​​

Todos os animais domésticos ou domesticáveis são passíveis de fiscalização da Diretoria de Bem Estar Animal (DBEA), assim como seus tutores, descritos como qualquer pessoa física ou jurídica que abriga ou cuida de animais de alguma forma.

INDICADORES

COMPORTAMENTOS DESEJÁVEIS

NUTRICIONAIS

Alimentação com qualidade e quantidade minimamente necessária para alimentação diária (incluindo água) e manutenção de suas necessidades básicas.

AMBIENTAIS

Ambiente com o mínimo de espaço suficiente para as necessidades fisiológicas (movimentação livre, banho de sol, defecação, micção e interação).

INTEGRIDADE FÍSICA

Todos os animais devem ser portadores tanto de integridade física de pele, órgãos e sistemas, quanto de sua estrutura física, óssea e articular.

SAÚDE FÍSICA

Todos os animais devem aparentar saúde física devidamente mensurada por Médico Veterinário oficial do município. Caso exista alguma suspeita clínica, os animais envolvidos podem ser submetidos a exames complementares para avaliação clínica profissional.

SAÚDE EMOCIONAL ou ​COMPORTAMENTAL

Nenhum comportamento emocional deve estar incompatível com as convenções devidamente identificadas por profissional Médico Veterinário habilitado para tal diagnóstico, sendo considerados o medo excessivo, a apatia injustificada clinicamente o embotamento e o excesso de agressividade os maiores indícios de maus tratos.