Secretaria de Desenvolvimento Sustentável

SEMDESU

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável tem a missão de gerenciar o Desenvolvimento Econômico, o Turismo e o Meio Ambiente no município. Entre as inúmeras funções estão o fomento ao empreendedorismo, o respeito aos direitos do consumidor, a inserção ao mercado de trabalho além do gerenciamento de licenças ambientais e a fiscalização, controle e monitoramento de empreendimentos e atividades potenciais e causadoras de poluição hídrica, atmosférica e de solo, exercendo o poder de polícia administrativa, na área de sua competência além de controlar a poluição sonora.


Endereço: Avenida Santa Leopoldina, nº 840, Coqueiral de Itaparica. CEP: 29102-915
Telefone: +55 27 3149-7266



SECRETÁRIO DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL Idalécio Carone Filho
Telefone: +55 27 3149-7266 // E-mail: idalecio.filho@vilavelha.es.gov.br
  • Carlos Alberto de Barros
    ASSESSOR ESPECIAL
    +55 27 3388-4137
    carlos.barros@vilavelha.es.gov.br
  • Carlos Von Schilgen Pereira
    SUBSECRETÁRIO DE TURISMO
    +55 27 3149-7995
    carlos.pereira@vilavelha.es.gov.br
  • Mauricio Luiz Gorza
    SUBSECRETÁRIO DE MEIO AMBIENTE
    +55 27 3149-7265
    mauricio.gorza@vilavelha.es.gov.br

Coordenação de Economia Solidária

Consiste em um sistema de trabalho representado por uma produção organizada em grupos ou redes que geram empreendimentos de maneira democrática, com divisão de lucros de forma igualitária. Assim, é a Economia Popular Solidária, uma política pública de fomento de crédito para os empreendedores populares. Por acreditar nesse trabalho, o município de Vila Velha, pioneiro no Espírito Santo em sancionar uma Lei que instituiu a Política Municipal de Fomento à Economia Popular Solidária, criou o Conselho Municipal de Economia Popular Solidária e o Fundo Municipal de Economia Popular Solidária.
Como exemplos de iniciativas locais, temos:

Banco Verde

Promove a circulação de uma moeda social baseada nos princípios da economia solidária. Consiste em promover a troca de materiais recicláveis, como óleo de cozinha, latinhas e garrafas pet por Moeda Verde, com ela, o morador pode fazer compras em alguns estabelecimentos comerciais da região ou trocar por alimentos diretamente no “Supermercado Solidário”. O mesmo espaço abriga a Unidade Produtiva de Sabão Ecológico, que através da reciclagem de óleo vegetal gera trabalho e renda, produzindo um sabão ecológico.
Endereço: Travessa da Rua Cangaceiro -02- Ataíde- Vila Velha
Mais informações: 3289-6785

Banco Terra

Com o objetivo de abrir crédito aos empreendedores residentes na Região V, mais conhecida como Grande Terra Vermelha, o Banco Terra criou a moeda “terra”, a qual circula na comunidade e fortalece a economia local.
A iniciativa assegura a circulação da renda representada pela moeda na própria comunidade e garante a sobrevivência de pequenos comércios locais e possibilitando o aumento de postos de trabalho e melhor distribuição de riquezas.
Endereço: Rua São Francisco de Assis- 05-Terra Vermelha - Vila Velha
Mais informações: 3244-5093

Grupo Revivesol

É uma Rede Municipal de Economia Solidária que abriga grupos de artesanato, unidades produtivas, entidades de assessoria e fomento e gestores públicos.
Os interessados em adquirir produtos produzidos de forma artesanal e até mesmo temáticos sobre o município de Vila Velha poderão adquirí-los na loja da Rodoviária de Vila Velha.
Endereço: Local: Rodovia Darly Santos, ao lado do Terminal de Itaparica.